Lula é aconselhado a indicar ministros do STJ e STM ao mesmo tempo

O presidente Lula foi aconselhado por auxiliares a indicar ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e para o Superior Tribunal Militar (STM) ao mesmo tempo, em março.

A estratégia, segundo assessores presidenciais, visaria amenizar possíveis críticas de aliados pela eventual ausência de uma mulher nas indicações de Lula ao STJ.

4 imagens

Presidente Lula precisa indicar dois ministros para o STJ

Lula também terá que indicar, em breve, um ministro para o STM
Sessão do Superior Tribunal Militar
1 de 4

Fachada do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Hugo Barreto/Metrópoles

2 de 4

Presidente Lula precisa indicar dois ministros para o STJ

Ricardo Stuckert / PR

3 de 4

Lula também terá que indicar, em breve, um ministro para o STM

Igo Estrela/Metrópoles

4 de 4

Sessão do Superior Tribunal Militar

Divulgação

Há mais de quatro meses, Lula tem em mãos duas listas tríplices para indicar novos ministros do STJ. Uma formada por desembargadores e outra, por membros do Ministério Público.

A primeira lista tríplice para o STJ enviada a Lula tem os desembargadores federais Carlos Brandão e Daniele Maranhão, do TRF-1, e Marisa dos Santos, do TRF-3.

Já a segunda lista conta com os nomes dos procuradores Sammy Barbosa e Maria Marluce Bezerra e do subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

Já para o Superior Tribunal Militar Lula terá que indicar em breve um nome civil para a vaga do ministro José Coêlho Ferreira, que se aposentará da Corte em abril.

Advogada de Gleisi é favorita para STM

Segundo apurou a coluna, o presidente já sinalizou que deve indicar uma mulher para a vaga. A favorita é a advogada criminalista Verônica Sterman, de São Paulo.

Verônica tem como principais cabos-eleitorais a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ambos já foram defendidos pela advogada no passado.

Em 2024, Gleisi e Alckmin atuaram para tentar emplacar Verônica como desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Lula, no entanto, acabou optando por outros nomes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.