Alinhamento planetário: entenda espetáculo que ocorre no céu da Terra

O início de 2025 tem proporcionado um lindo espetáculo no céu da Terra, com múltiplos planetas visíveis ao mesmo tempo. O alinhamento planetário de 2025 começou em janeiro, quando Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno se tornaram visíveis e alinhados. Neste mês, Mercúrio se juntou ao fenômeno.

“Em outras palavras, esse desfile planetário é um excelente motivo para observar as estrelas ou os planetas”, explica o diretor de ciência do Observatório Lowell, Gerard van Belle, em entrevista ao portal Space.com.

O que é um alinhamento planetário?

De modo geral, o termo é utilizado para caracterizar quando vários planetas se juntam ao mesmo tempo em um dos lados do Sol. Apesar de interessante para observadores, cientificamente, o alinhamento planetário não tem grande importância.

Existem duas formas do fenômeno: a oposição, que acontece quando dois corpos celestes estão em lados opostos da Terra, e a conjunção, que ocorre quando um planeta está entre a Terra e outro astro.

Diferente do que antigas civilizações acreditavam, esses alinhamentos não afetam a Terra, pois sua influência gravitacional é irrelevante. No entanto, é possível que o desfile impacte a atividade solar, embora ainda não haja comprovação cientifíca sobre a hipótese e ainda são necessárias novas pesquisas.

Frequência do fenômeno

Normalmente, é possível avistar pelo menos um planeta quase todas as noites. Alinhamentos com quatro ou mais planetas no céu noturno são menos comuns, ocorrendo esporadicamente.

Porém, 2025 está sendo um bom período para observar o fenômeno. “Em meados de agosto, teremos seis planetas alinhados no céu da manhã: Júpiter , Vênus, Urano, Saturno, Netuno e Mercúrio “, conta van Belle. Para enxergar Urano e Netuno, é preciso auxílio de binóculos ou telescópio, pois ficam mais distantes da Terra.

Telescópio no fundo do céu estrelado e da lua. Astronomia amadora e exploração espacial
Telescópios são ótimos instrumentos para avistar melhor o alinhamento planetário

Importância dos alinhamentos planetários

Antigamente, nos primeiros momentos do Sistema Solar, os alinhamentos eram mais relevantes, porque acredita-se que podem ter influenciado a configuração dos planetas.

Nos dias atuais, o maior uso prático do alinhamento planetário está na exploração espacial, permitindo assistências gravitacionais para sondas como Voyager 2 e New Horizons, fazendo com que elas ganhem velocidade e alcancem seus destinos.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.