Ocultismo ou ciência? Por que você dorme mal em noite de lua cheia

Noite de lua cheia

Se você sente dificuldades para dormir em uma noite de lua cheia, a ciência pode ter uma explicação para isso – Foto: Freepik/ND

Já percebeu alguma alteração no seu sono durante uma noite de lua cheia? Um estudo recente revelou que as fases da lua, especialmente a lua cheia, podem influenciar significativamente a qualidade do sono e até o comportamento durante o dia.

Por que temos insônia em noite de lua cheia?

De acordo com um estudo realizado no Hospital Psiquiátrico da Universidade de Basileia, na Suíça, as fases da lua podem influenciar a qualidade do sono e a maneira como você dorme, afetando também o seu comportamento durante o dia.

O estudo analisou 33 voluntários, com idades entre 20 e 74 anos, sem doenças físicas ou mentais e sem uso de medicação, durante três anos. Eles participaram de sessões laboratoriais durante quatro ou cinco noites em cada fase de lua cheia.

Mulher sofrendo com insônia em uma noite de lua cheia

O estudo revelou que, em uma noite de lua cheia, os níveis de melatonina diminuem, dificultando o adormecer – Foto: Freepik/ND

De acordo com os especialistas, a lua cheia reduziu a atividade cerebral relacionada ao sono profundo em até 30%. Nas noites de lua cheia, os voluntários demoraram cerca de cinco minutos a mais para adormecer e dormiram, em média, 20 minutos a menos.

Os especialistas também observaram uma alteração na produção de melatonina, hormônio responsável por regular o ciclo circadiano e favorecer o adormecer, além de um aumento nos níveis de cortisol, conhecido popularmente como o “hormônio do estresse”.

Pessoa dormindo em uma cordilheira

Embora ainda não se saiba exatamente por que, a noite de lua cheia parece influenciar o sono – Foto: Unsplash/ND

Para realizar o estudo, foi utilizado um eletroencefalograma para monitorar padrões cerebrais, movimentos oculares e a produção hormonal. Ao analisar os resultados, os especialistas perceberam que a noite de lua cheia parece afetar o sono, mas o mecanismo exato ainda é desconhecido, já que o campo gravitacional da Lua não foi identificado como a causa dos efeitos observados.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.