Modem C1 do iPhone 16e é o primeiro passo para a Apple dar adeus à Qualcomm

Depois de muitos rumores, o iPhone 16e foi anunciado oficialmente. O modelo não apenas atualiza o leque de aparelhos da Apple, como vem com o C1, modem 5G que representa um passo importante para algo que a companhia pretende fazer até 2026: dar adeus aos chips da Qualcomm.

O C1 é um projeto interno da Apple, ou seja, foi desenvolvido pela companhia para atender aos próprios produtos. A Apple já segue essa estratégia com os chips da série A, a exemplo do Apple A18 que comanda o iPhone 16e e o iPhone 16.

A mesma estratégia pode ser observada com os processadores Apple Silicon (as séries M1, M2, M3 e M4), que comandam alguns iPads e, principalmente, os Macs atuais.

Mas, quando o assunto é modem 5G, a Apple ainda depende de uma parceria com a Qualcomm, que fornece esse tipo de chip para os iPhones, incluindo a linha iPhone 16. Como sabemos agora, o iPhone 16e é uma exceção.

Exceção que a Apple quer transformar em regra. Em 2023, a Apple renovou o acordo com o qual recebe modems da Qualcomm. Mas essa parceria vai durar apenas até 2026.

Por que a Apple não quer mais os modems da Qualcomm?

Há uma série de motivos, mas os principais são: um modem próprio pode ser mais bem integrado aos demais chips da Apple; um modem próprio também permitirá que a companhia reduza os custos de aquisição de modems ou licenciamento de tecnologias ligadas a eles.

Nesse sentido, o C1 pode ter contribuído para reduzir os preços do iPhone 16e. Esse é o modelo mais barato da linha iPhone 16. No Brasil, a novidade conta com preço inicial de R$ 5.799.

É claro que o modem deve atender a critérios técnicos de qualidade. Quanto a isso, a Apple destaca que o C1 se integra ao chip A18, suporta bandas 5G de baixa frequência, bem como mmWave, e tem ótima eficiência energética, o que deve favorecer a autonomia de bateria.

A linha iPhone 17, a ser anunciada no final de 2025, provavelmente ainda contará com modems da Qualcomm. Mas há boas chances de que a linha iPhone 18 conte com modems próprios da Apple.

Isso deverá ser feito com um modem mais avançado. Mas a turma de Tim Cook tinha que começar de algum lugar, e o C1 é esse começo. Tinha que ser assim, afinal, a Apple comprou a divisão de modems da Intel por US$ 1 bilhão em 2019. A companhia não faria negócio se não tivesse grandes planos para essa divisão.

Modem C1 do iPhone 16e é o primeiro passo para a Apple dar adeus à Qualcomm

Adicionar aos favoritos o Link permanente.