Ministro Celso Sabino participa da formatura da primeira turma da Escola Nacional de Turismo

Para reforçar as ações do governo federal voltadas para a COP 30, o ministro do Turismo, Celso Sabino, participou pessoalmente em Belém da cerimônia de formatura dos alunos do 1º ciclo de cursos da Escola Nacional de Turismo, que está em funcionamento há apenas três meses na capital paraense.

Na primeira turma 212 alunos receberam certificados em diversos cursos voltadas para o atendimento e gestão turística. O evento, realizado no Teatro Sylvia Nunes na Estação das Docas, foi prestigiado por diversas autoridades de Belém ligadas ao turismo, à educação e outras áreas de interesse do setor.

Na cerimônia, o ministro reforçou que novas turmas têm sido abertas periodicamente e lembrou aos formandos que cada um fazer quantos cursos desejar na escola, focando na preparação para o mercado.

“Quero dizer a vocês que o primeiro passo já foi dado, vocês já chegaram até aqui, já são vitoriosos. Eu acredito que a COP30 em Belém será um grande sucesso, e tenho a convicção de que cada pessoa que se preparar, que estiver pronta até o mês de novembro vai conseguir trabalhar na COP e ser bem remunerado por isso, e certamente com grandes perspectivas de seguir no mercado de turismo, que tem registrado todos os recordes de crescimento em nosso país”, declarou Sabino.

O professor Marcos Barbosa e Silva, diretor da Escola Nacional de Turismo, afirmou que nesse pouco tempo a escola já expandiu para mais cinco novos cursos e fechou mais uma parceria importante.

“Assinamos convênio com a Prefeitura de Belém para oferecer a partir dos próximos dias vários cursos para turmas específicas, incluindo a ilha de Mosqueiro e outros distritos da Região das Ilhas de Belém. No Pará também vamos expandir já a partir deste mês de março para mais alguns municípios estratégicos para o turismo do estado”, disse Marcos.

Inaugurada em 29 de novembro do ano passado, a Escola Nacional de Turismo é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Turismo MTur, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que é o responsável pela execução dos cursos nas modalidades presencial e à distância para atender tanto a capital paraense quanto o interior do estado nas primeiras 4,6 mil vagas abertas.

O foco inicial da instituição é fortalecer a atividade turística na capital paraense para suprir as necessidades da COP30. Além de Belém, o Rio de Janeiro também ganhará uma unidade da Escola Nacional de Turismo. No Pará a escola vai fortalecer e qualificar a mão-de-obra turística com cursos presenciais em Belém, Bragança, Santarém, Vigia, e também de forma online os estudantes de todo o estado.

A chegada da escola no Pará ampliou a oferta de cursos de qualificação e em todo o país. Somadas às vagas de cursos com outros parceiros, o Ministério contabilizou um total de 14,1 mil vagas ofertadas ano passado, em cursos que abrangem desde o turismo acessível até a gestão de negócios turísticos. A realização desses cursos foi possível graças a parcerias estabelecidas com instituições de ensino de renome, como o Senac e a Universidade Federal do Fluminense (UFF).

No Pará, a Escola Nacional de Turismo está ofertando cursos focados em áreas estratégicas para contribuir com o desenvolvimento do turismo brasileiro. Entre os cursos ofertados estão “Gestão de Negócios para o Turismo”, “Educação Ambiental e Sustentabilidade”, “Governança para a Hospedagem Familiar” e “Condutor de Atrativos Turísticos”, além dos idiomas inglês e espanhol.

VISITAS TÉCNICAS – Também preocupado em acompanhar de perto os preparativos da COP 30, o ministro e a comitiva de deputados visitaram espaços importantes para divulgar o turismo do Brasil no evento.
A primeira visita foi às obras da Casa Brasil 2025, em andamento na Praça Dorothy Stang. A comitiva ministerial também foi conhecer a estrutura da Ilha Flutuante da Casa Brasil, na orla do Portal da Amazônia.

HOSPEDAGENS – A terceira visita do ministro foi às obras do empreendimento Vila Galé Amazônia, no Porto Futuro II, em área cedida pelo Estado para reforçar a rede de hospedagens na COP 30. Depois de pronto, o hotel vai dispor de 227 apartamentos que juntos somarão mais 500 novos leitos de alto padrão. O complexo incluirá ainda restaurante, piscina coberta, centro de convenções e uma das vistas mais bonitas de Belém, de frente para a Baia de Guajará.

The post Ministro Celso Sabino participa da formatura da primeira turma da Escola Nacional de Turismo appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.