Quem é Marcinho VP, pai de Oruam e líder do Comando Vermelho

O rapper Oruam foi preso, na tarde desta quinta-feira (20/2), após ser parado numa blitz da da Polícia Militar, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O artista é filho do Marcinho VP, líder do Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do país.

Oruam ganhou relevância no cenário do rap brasileiro durante a pandemia. Atualmente, figura entre os artistas mais escutados do país. Além de famoso por suas músicas, o rapper também é famoso por ser filho de Marcinho VP, um dos bandidos mais conhecidos do país.


Quem é Marcinho VP?

  • Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, nasceu no bairro carioca de Vigário Geral, zona norte do Rio de Janeiro, e se mudou com a família para São João de Meriti, Baixada Fluminense, quando era criança.
  • No livro de memórias que escreveu na cadeia, “O Direito Penal do inimigo/ Marcinho VP/ Verdades e posições”, publicado em 2017, Marcinho VP relata que começou a roubar na adolescência, para “comprar roupas de marca”.
  • Na década de 90, Marcinho VP se tornou o chefe do tráfico no Complexo do Alemão, ponto estratégico ao Comando Vermelho no tráfico de drogas na zona norte carioca.
  • O traficante compartilha o posto de chefão do CV com Fernandinho Beira-Mar, também preso no sistema penitenciário federal.
  • Marcinho VP foi preso em 1996. Oruam nasceu cinco anos após a prisão do pai, em 2001.

Preso há 16 anos no sistema penitenciário federal, Marcinho VP já passou pelos presídios de Mossoró, Catanduvas e Campo Grande, onde está detido atualmente.

Em março de 2024, em apresentação no Lollapalooza, o rapper Oruam pediu a liberdade do pai. O cantor também tem tatuado no corpo os rosto de Marcinho VP e Elias Pereira da Silva, mais conhecido como Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes e chamado de “tio” pelo artista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.