YouTube planeja plano Premium mais barato, mas com algumas propagandas

O YouTube deve lançar um novo plano pago com preço mais acessível, mas sem anúncios apenas em podcasts e tutoriais. Outros conteúdos, como músicas e clipes, continuariam com propaganda. O Premium atual, por outro lado, retira todas as inserções publicitárias feitas pela plataforma.

As informações foram obtidas pela Bloomberg junto a uma pessoa com conhecimento dos planos da empresa. O novo pacote se chamaria Premium Lite e seria anunciado em breve nos Estados Unidos, Austrália, Alemanha e Tailândia.

Em um comunicado enviado à publicação, o YouTube menciona os testes com o Premium Lite em alguns países e diz que “espera expandir esta oferta a mais usuários no futuro, com apoio dos nossos parceiros”.

O YouTube já testou um plano Premium Lite?

Já faz algum tempo que o YouTube testa planos deste tipo em diversos países pelo mundo. Um plano Premium Lite esteve disponível em países europeus selecionados entre 2021 e 2023. Ele era totalmente sem anúncios, mas não contava com outros recursos do Premium tradicional, como downloads, reprodução em segundo plano e YouTube Music.

Outro plano Premium Lite foi testado na Austrália, Alemanha e Tailândia no fim de 2024. Custando metade do preço do Premium tradicional, ele ainda vinha com propagandas em conteúdos musicais, Shorts, busca e navegação. Este segundo Premium Lite seria a base do lançamento oficial em mais países, de acordo com a reportagem.

Qual é a estratégia do YouTube?

Na análise da Bloomberg, o YouTube Premium Lite deve visar os usuários que consomem principalmente podcasts em vídeo na plataforma. Este tipo de conteúdo é longo e tem várias inserções de propagandas, feitas pela própria plataforma. Com a grande popularidade de produções deste tipo, deve haver interesse em se livrar dos anúncios.

O movimento também pode ser uma resposta ao Spotify. Em alguns países (Austrália, Canadá, EUA e Reino Unido), a plataforma passou a não inserir anúncios durante podcasts em vídeo para usuários com assinatura Premium. Nestes casos, os produtores do conteúdo são remunerados pela própria empresa.

Vale notar que estamos falando aqui dos anúncios inseridos pelas plataformas. Os anúncios lidos pelos próprios produtores dos podcasts não são removidos pelo YouTube ou pelo Spotify.

Com informações da Bloomberg

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