PCDF procura tutor que tirou cachorro do porta-malas e o abandonou

A Polícia Civil do Distrito Federal está atrás do tutor que abandonou um cachorro na Ponte Alta do Gama, próximo à DF-290. O crime foi cometido nessa quinta-feira (20/2).

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) já começou a apurar o caso. Caso reconheça o tutor ou tenha alguma informação sobre ele, ligue e denuncie pelo telefone 197 da Polícia Civil ou pelo WhatsApp (61) 98626-1197.

As câmeras de segurança de uma casa registraram o momento em que um motorista passou de carro. Pelas imagens, é possível ver quando o condutor do veículo faz um retorno, para perto de algumas árvores, desce do veículo, abre o porta-malas, deixa um cachorro pular para fora do automóvel e vai embora.

Veja o vídeo:

Testemunhas relataram que o motorista era um idoso e que o cachorro ficou desesperado ao ser abandonado. O cão ainda teria tentado correr atrás do carro, mas não conseguiu alcançá-lo.

Penalidades

Vale lembrar que o abandono de animais domésticos é crime no país. A Lei Federal nº 9.605/1998 estabelece pena de prisão e multa a quem cometer o delito, e as sanções podem ser maiores se a ação levar o animal à morte.

No Distrito Federal, desde 2007, a Lei nº 4.060, atualizada em 2018, define as penas caso o cuidador ou tutor não atenda a algumas exigências necessárias ao bem-estar dos pets, como oferta de alojamento adequado, alimentação e acompanhamento em saúde.

A pena pelo descumprimento dessas medidas vai desde multa, de um a 40 salários-mínimos por vítima, até prisão, em casos extremos.

O crime também prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda, com base na Lei Federal nº 9.605/1998, que endureceu as sanções para casos de maus-tratos contra animais domésticos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.