Bannon: ex-estrategista de Trump é acusado de fazer gesto nazi. Vídeo

O ex-estrategista de campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é acusado de realizar uma saudação nazista. Na quinta-feira (20/2), Steve Bannon participava da Conferência de Ação Política Conservadora (CPac, na sigla em inglês), em Washington, quando levantou o braço direito na altura da cabeça, em gesto similar à saudação nazista, e gritou “lute, lute, lute!”.

“A única maneira de nos vencerem é se recuarmos”, disse Bannon ao fim do seu discurso. “E não vamos recuar. Não vamos nos render. Não vamos desistir. Lute, lute, lute!”

Veja o gesto de Steve Bannon:

 

Após o discurso, Bannon afirmou, em entrevista à NSBC News, que o movimento realizado por ele não representava a saudação nazista. “Eu faço isso o tempo todo. Aceno para o meu público, porque é tudo sobre eles”, defendeu.

O gesto de Bannon se assemelha ao do bilionário Elon Musk, no dia em que Trump tomou posse, em 20 de janeiro deste ano. Naquela oportunidade, Musk colocou a mão direita sobre o lado esquerdo do peito e esticou o braço, deixando-o na altura da cabeça, em movimento semelhante ao realizado pelo líder nazista Adolf Hitler.

Por conta da polêmica em torno do gesto de Bannon, o líder francês da extrema-direita, Jordan Bardella, cancelou o discurso que faria no evento conservador.

“Ontem (quinta), enquanto eu não estava presente na sala, um dos oradores, por provocação, permitiu-se um gesto aludindo à ideologia nazista”, afirmou Bardella em comunicado direcionado aos meios de comunicação franceses. “Portanto, tomei a decisão imediata de cancelar meu discurso que estava agendado para esta tarde.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.