Projeto 30 dias: veja 4 hábitos que podem sabotar seu emagrecimento

Tão importante quanto saber o que fazer durante um projeto de emagrecimento é entender quais erros podem comprometer os resultados e, pior, colocar a saúde em risco. Após revelar as melhores estratégias para potencializar a perda de peso em 30 dias, a nutricionista Cibele Santos listou os quatro deslizes mais comuns entre quem busca reduzir medidas em um curto período.

De acordo com a especialista, alcançar o objetivo dentro do prazo estipulado exige mais do que cortar calorias. “Ter foco, disciplina e ajustes estratégicos na alimentação e no estilo de vida são fundamentais para alcançar resultados satisfatórios”, explica Cibele.

Saiba o que pode estar “destruindo” o seu processo de emagrecimento

Foto colorida - Mulher com um prato repleto de fritas e legumes e com a mão em frente a outro prato com um croissant
Dietas restritivas podem prejudicar o metabolismo

Para a nutricionista, um dos erros mais frequentes entre aqueles que desejam emagrecer rapidamente é recorrer a dietas restritivas. Além de dificultarem a adesão ao plano alimentar, essas dietas podem comprometer a saúde e levar ao famoso efeito sanfona.

“É essencial priorizar uma nutrição balanceada, que forneça a energia necessária para as atividades diárias e, ao mesmo tempo, estimule o metabolismo de forma saudável”, explica Cibele.

4 imagens

Alimentos com baixo teor calórico auxiliam no processo de emagrecimento

Nozes estão relacionadas à redução do risco de doenças
Óleo de coco é uma boa opção para quem quer emagrecer
1 de 4

Aveia é rica em nutrientes essenciais para o organismo

Getty Images

2 de 4

Alimentos com baixo teor calórico auxiliam no processo de emagrecimento

Getty Images

3 de 4

Nozes estão relacionadas à redução do risco de doenças

Getty Images

4 de 4

Óleo de coco é uma boa opção para quem quer emagrecer

GettyImages

Quem não sabe por onde começar pode adotar pequenas substituições alimentares. A especialista sugere trocar o pão branco pelo integral, além de incluir quinoa e batata-doce nas refeições. “Essas escolhas ajudam a fornecer energia de maneira sustentável e prolongam a sensação de saciedade”, orienta.

Além disso, garantir o consumo adequado de proteínas é essencial para evitar a perda muscular durante o processo de emagrecimento. “O ideal é ingerir entre 1,5 g e 2 g de proteína por quilo de peso corporal diariamente. As melhores opções incluem carnes magras, ovos e leguminosas”, complementa a nutricionista.

Bebidas açucaradas e fast-food são grandes vilões da perda de peso

Foto colorida de superfície com cachorros-quentes, batata frita, pizzas e hambúrgueres - Metrópoles
Fast foods estão entre os alimentos a serem evitados

Outro obstáculo comum para quem deseja emagrecer em 30 dias é manter a disciplina sem deslizes. Quando questionada sobre o que eliminar durante o projeto, Cibele foi enfática: é fundamental evitar o consumo de bebidas açucaradas e alimentos ultraprocessados, como fast-food.

Essas opções são consideradas calorias vazias, ou seja, alimentos com alto valor energético, mas pobres em nutrientes. Além de atrapalhar o processo de emagrecimento, esses alimentos impactam diretamente a expectativa de vida dos indíviduos, tendo, inclusive, sido alvo de um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que analisou exatamente quanto tempo alguns ultraprocessados ocupam na vida de uma pessoa.

Tampas de latinhas de refrigerante - Metrópoles
Estudo mostrou que o refrigerante sem açúcar reduz 12 minutos de vida de uma pessoa

A equipe de pesquisadores norte-americanos constatou que um único cachorro-quente pode custar até 36 minutos de vida saudável. Já os refrigerantes adoçados com substitutos, como o aspartame, podem reduzir a expectativa em até 12 minutos por lata consumida.

Hidratação: aliada do metabolismo

água
Beba bastante água. A fome aumenta quando o corpo está desidratado

Cibele também alerta que a desidratação pode ser uma grande inimiga do emagrecimento. Para ela, beber água em quantidade insuficiente prejudica o funcionamento do metabolismo e dificulta a queima de gordura.

Em entrevista anterior à coluna Claudia Meireles, o personal trainer Tauan Gomes revelou o cálculo ideal para garantir a quantidade necessária para cada pessoa. “O ideal é consumir entre 0,35 ml e 0,50 ml por quilo corporal diariamente. Quando isso não acontece, o corpo só manifesta sede em extrema necessidade. Além disso, a desidratação pode causar dores de cabeça, tontura, aumento de fome e dificuldade para ir ao banheiro”, detalha.

Saia do sedentarismo

Pessoa sentada no chão amarrando o tênis - caminhada, caminhar, sair do sedentarismo cardio corrida
Fazer caminhada traz inúmeros benefícios para a saúde e é uma boa alternativa para sair do sedentarismo

Por fim, a falta de atividade física também pode comprometer o sucesso do projeto de emagrecimento em 30 dias. Entre as estratégias mais eficazes para acelerar o metabolismo, Cibele destaca a prática regular de exercícios, que se torna ainda mais poderosa quando combinada a uma alimentação equilibrada e hidratação adequada.

“Cada corpo é único e pode reagir de maneiras diferentes, mas a determinação e a adoção de hábitos saudáveis é o que sempre faz a diferença”, conclui a nutricionista.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.