Quem é Nando Bacalhau, líder do CV transferido para presídio federal

Luiz Fernando Nascimento Ferreira, conhecido como Nando Bacalhau, foi transferido, nesse domingo (23/2), para Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. Ele vinha cumprindo pena de 73 anos no Presídio Gabriel Ferreira Castilho (Bangu 3), no Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro.

O traficante é um dos líderes do Comando Vermelho (CV) e exerce influência no complexo de favela do Chapadão, localizado em Costa Barros, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Ao todo, ele possui 45 anotações por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, homicídio qualificado, roubo majorado, associação criminosa, falsidade ideológica, constrangimento, porte, uso e venda de armas de fogo e munições. As penas somam 73 anos de prisão.

Em fevereiro, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro instaurou uma sindicância para apurar visitas íntimas concedidas sem autorização a três líderes do tráfico de drogas, entre eles, Nando Bacalhau. Em resposta à infração, ele chegou a ser isolado de forma preventiva.

5 imagens

1 de 5

Reprodução

2 de 5

Reprodução

3 de 5

Reprodução

4 de 5

Tiago Sousa/GOVRJ

5 de 5

Reprodução

Nando Bacalhau foi preso em 2012, na cidade de Guarulhos, Grande São Paulo. Ele é o 35º preso transferido pelo Governo do Rio de Janeiro para presídios federais nos últimos dois anos.

Transferência para presídio federal

A operação de transferência para o presídio federal envolveu 21 policiais penais e sete viaturas. O preso já foi entregue pelo Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro e está sob a custódia de policiais penais federais.

Segundo o Governo do Estado, a transferência de lideranças de facção presos no Rio é um problema nacional e tem função estratégica. Além de Nando, outras nove criminosos devem ser transferidos para unidades prisionais federais de segurança máxima.

“Já disse isso antes e vou repetir quantas vezes for preciso: o combate ao crime organizado não pode mais ser tratado como uma questão local, trata-se de um problema nacional, que exige atuação integrada da união com todos os estados”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.