Macron corrige Trump sobre dinheiro destinado para a Ucrânia

Os presidentes da França, Emmanuel Macron, e dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram um sensível desentendimento relativo a informações nesta segunda-feira (24/2). Ambos falavam a jornalistas quando Macron corrigiu Trump sobre o fornecimento de recursos para a Ucrânia. O país está em guerra há três anos, após ser invadido pela Rússia.

Macron falava sobre as responsabilidades da Rússia de compensação financeira para a Ucrânia diante de um possível fim do conflito. Quando o líder francês termina de discorrer sobre o tema, Trump fala aos jornalistas que a Europa concedeu empréstimos à Ucrânia e estaria recebendo.

“Para você entender, a Europa está emprestando dinheiro para a Ucrânia. Eles recebem o dinheiro de volta”, diz Trump.

Neste momento, Macron toca levemente no branço direito de Trump e diz: “Não, na verdade, para ser franco, pagamos 60% do esforço total e foram, assim como os EUA, empréstimos, garantias, subsídios, e também fornecemos dinheiro real”.

Instantes depois, Macron dá detalhes sobre a concessão de valores da Europa para a Ucrânia.

“Temos 230 bilhões de ativos congelados na Europa. Ativos russos, mas não é como garantia de um empréstimo porque não é de nosso pertencimento”, diz Macron.

Macron foi o primeiro líder europeu a visitar Donald Trump, após o retorno do republicano à Casa Branca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.