Calor no Sul e chuvas em 18 estados; veja a previsão do tempo para 3ª

A terça-feira (25/2) deve ser marcada por chuvas intensas em quase todo o território nacional. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 18 estados e o Distrito Federal serão impactados pelas precipitações.

O órgão emitiu sete alertas relacionado as chuvas. Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins enfrentarão o mau tempo.

Quatro avisos de “Perigo” cercam partes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nestes lugares, a previsão indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Além disso, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Além destes, outros três alertas de “perigo potencial” para o clima instável também estão espalhados pelas mesmas regiões, além do Sudeste. Com isso, a perspectiva, segundo o Inmet, é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que atingem até 60km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Calorão

A Região Sul do país será a exceção. Conforme o Inmet, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão encobertos por um alerta de “perigo potencial”, na coloração amarela. No entanto, por lá o aviso está ligado ao calor. Devem ser registradas temperaturas elevadas. Com isso, a expectativa é de temperatura 5 ºC acima de média por dois a três dias.

O Rio Grande do Sul enfrenta a terceira onda de calor de 2025.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.