Após estupro, deputado propõe câmeras em carros de motoristas de app

Um projeto de lei apresentado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) obriga a instalação de câmeras em todos os veículos que funcionam como transporte de aplicativo. A medida foi proposta após o estupro de uma jovem de 19 anos, por um motorista de app, no último domingo (23/2).

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu em flagrante João Pedro Gomes da Silva, que teria estuprado uma jovem de 19 anos durante a corrida, entre Samambaia e Ceilândia. João Pedro foi encontrado por policiais em Alexânia (GO), município localizado a 85 quilômetros de Brasília.

De acordo com o autor do projeto de lei, deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP), as câmeras devem capturar imagens e áudio do interior do veículo durante todo trajeto.

As empresas operadoras das plataformas seriam as responsáveis pela instalação dos equipamentos. O projeto sugere multa de R$ 5 mil para a empresa que não adotar da medida e, em caso de reincidência, prevê suspensão das atividades no DF.

“A obrigatoriedade da instalação de câmeras de videomonitoramento nos veículos utilizados por motoristas de aplicativos contribuirá significativamente para a prevenção de crimes, auxiliará nas investigações e responsabilização dos infratores, além de desestimular a ocorrência de atos de violência”, justificou o parlamentar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.