Assassino do DF que estava foragido há 25 anos finalmente é preso

Após 25 anos de buscas, Francisco Edson Pereira, o réu foragido há mais tempo no Distrito Federal, foi preso nessa segunda-feira (24/2), em Roraima. Ele é acusado de assassinar José Eroaldo Ferreira de Menezes, no Gama, em 1999, e estava desaparecido desde o crime. A prisão ocorreu após investigações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) com o apoio da Polícia Civil de Roraima.

Francisco foi localizado em um sítio na zona rural de Rorainópolis, município situado a 260 km de Boa Vista, onde usava um nome falso. Ele foi detido por policiais locais e, posteriormente, transferido para a capital, onde passará por audiência de custódia.

Em declaração, o promotor de Justiça Marcelo Henrique de Azevedo Souza ressaltou a importância da captura. “A prisão do mais antigo foragido do Distrito Federal demonstra o compromisso contínuo do Ministério Público com a proteção da sociedade e a busca por justiça para as vítimas e seus familiares”

Entenda o caso

Natural de Tianguá, no Ceará, Francisco Edson trabalhava como repositor em um supermercado no Gama, na época do crime. No dia 1º de maio de 1999, ele esfaqueou José Eroaldo, no Setor Leste da região administrativa. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

A denúncia do MPDFT, formalizada em março de 2000, apontou que o homicídio teve origem em desavenças anteriores entre Francisco e a vítima. Embora um mandado de prisão preventiva tenha sido expedido em 1999, Francisco permaneceu foragido e se tornou o criminoso mais procurado no DF.

Em 2013, após várias tentativas sem sucesso de localizá-lo, o processo foi suspenso e o prazo prescricional interrompido devido à ausência do réu e à falta de defesa constituída. Desde então, Francisco seguia foragido e seu julgamento não havia ocorrido. Em junho de 2024, a Promotoria de Justiça do Gama retomou as investigações, o que levou à prisão do réu em fevereiro de 2025.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.