Legume barato reduz inflamações e ajuda a controlar o açúcar no sangue

Na hora de temperar uma comida, como o arroz e o feijão, é costume dos brasileiros colocar sal, pimenta, alho e cebola. A última hortaliça, inclusive, é um dos temperos mais usados e indispensáveis na preparação de diversas receitas.

Além de turbinar o sabor, a cebola é um verdadeiro elixir para a saúde. Segundo a nutricionista Lety Gasparetto, ela é rica em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, melhorando a circulação e reduzindo inflamações no corpo.

“A cebola ainda auxilia na digestão, tem efeito prebiótico (alimentando as bactérias boas do intestino) e pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue”, acrescenta a profissional.

3 imagens

A cebola é rica nutrientes, como o enxofre, que contribui para a saúde dos fios

E é comum à mesa dos brasileiros
1 de 3

O trio de alimentos é poderoso para fortalecer o organismo de quem está doente

Brian Macdonald/Getty Images

2 de 3

A cebola é rica nutrientes, como o enxofre, que contribui para a saúde dos fios

Getty Images

3 de 3

E é comum à mesa dos brasileiros

Unsplash/Divulgação

Consumir cebolas com regularidade ainda é benéfico para a saúde cardiovascular, “especialmente por seu efeito anti-inflamatório e por ajudar na digestão e na imunidade. Mas, para quem tem sensibilidade digestiva, pode ser bom testar pequenas quantidades e ver como o corpo reage.”

Como incluir na alimentação?

Vegetal muito versátil, a cebola pode ser usada de diversas formas. “Você pode usar crua em saladas; refogada, para dar sabor às comidas; assada; caramelizada; ou até em chás caseiros. Também combina bem com omeletes, sopas, carnes e legumes”, sugere a nutricionista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.