Hamas devolverá corpos de 4 reféns israelenses em troca de prisoneiros

O Hamas devolverá mais 4 corpos de reféns israelenses, nesta quinta-feira (27/2), como parte do acordo de cessar-fogo com Israel. Segundo o porta-voz do Hamas, Abdul Latif al-Qanou, o grupo receberá em troca 620 prisioneiros palestinos.

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que “Israel chegou a um acordo com mediadores para a devolução dos corpos de quatro israelitas cativos detidos em Gaza”.


O que está acontecendo

  • A primeira das três fases do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas inclui a troca de reféns israelenses por presos palestinos.
  • O Hamas libertou os seis últimos reféns israelenses no sábado (23/2), o previsto para a primeira fase do cessar-fogo, iniciada em 19 de janeiro. Em contrapartida, estava prevista a soltura de 620 prisioneiros palestinos por Israel.
  • No entanto, segundo a imprensa local, o exército israelense adiou a libertação de 620 palestinos das prisões israelenses, que estava programada para este sábado.

Basem Naim, oficial do Hamas, afirmou ao jornal Al Jazeera que, antes de avançar para a próxima etapa do acordo de cessar-fogo, é preciso garantir a libertação dos 620 prisioneiros palestinos por Israel. Ele alegou que Netanyahu está “sabotando” o acordo.

O grupo diz que a libertação corresponde ao “número equivalente de mulheres e crianças” detidas em Gaza desde o início da guerra. Israel confirmou sem dar detalhes.

Brigadas al-Nasser Salah al-Din, aliado ao Hamas, afirmou que o corpo do prisioneiro israelense Ohad Yahalomi é um dos quatro que serão entregues em Gaza nesta quinta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.