Restaurante de alto padrão é suspeito de sonegar mais de R$ 3 mi em GO

Goiânia – Um conhecido grupo de restaurantes da capital goiana – do qual fazem parte um restaurante, um espaço de eventos e um empório – é suspeito de sonegar aproximadamente R$ 3 milhões em impostos. De acordo com informações da Polícia Civil de Goiás (PCGO), a prática era de Caixa 2.

Nessa terça-feira (25/2), a corporação deflagrou a operação Halal, coordenada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) e pela Gerência de Inteligência Fiscal da Secretaria da Economia, que cumpriu seis mandados de busca e apreensão em quatro estabelecimentos da rede.

Omissão de notas

A investigação apontou que o grupo teria omitido a emissão de notas fiscais, fazendo “caixa dois”. Além disso, usava maquininhas de cartão registradas em nome de terceiros para ocultar o faturamento real.

Segundo a Secretaria da Economia, o objetivo da fraude era manter as empresas no Simples Nacional para pagar uma alíquota reduzida de ICMS. A Polícia Civil destacou que, além da não emissão de notas fiscais, o grupo omitia informações para reduzir o valor dos tributos devidos.

Os documentos e equipamentos apreendidos serão analisados para determinar o real faturamento das empresas e o valor exato do ICMS sonegado. Caso as irregularidades sejam confirmadas, as empresas poderão ser autuadas para ressarcimento dos cofres públicos, e os responsáveis poderão responder por crimes tributários.

O nome da operação, Halal, faz referência a um termo árabe que significa “lícito” ou “permitido”, utilizado para designar alimentos e produtos que seguem normas específicas da religião islâmica.

Por meio das redes sociais, a empresa investigada afirmou que não há condenação ou decisão judicial contra o grupo e que a apuração segue em andamento pelas autoridades. Afirmou ainda que continua operando normalmente.

“Ao longo de seis décadas, construímos uma trajetória baseada em qualidade, tradição e respeito aos nossos clientes e colaboradores. Seguimos operando normalmente, com o mesmo carinho e dedicação que sempre nos definiram”, diz a nota.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.