Musk mostra protagonismo na 1ª reunião de gabinete de Trump; vídeo

O bilionário Elon Musk mostrou cada vez mais intimidade com os corredores da Casa Branca, e marcou presença da primeira reunião de gabinete de Donald Trump após o republicano reassumir a presidência dos Estados Unidos. O evento ocorreu nesta quarta-feira (26/2), e a participação de Musk pode ser vista aqui.

Musk na reunião coloca ainda mais dúvidas sobre a atuação dele e os limites do dono do X no governo norte-americano.

Com 23 integrantes, o gabinete presidencial é composto por figuras do primeiro e segundo escalões da administração dos EUA, ao contrário de Musk. Apesar de comandar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), o empresário sul-africano com nacionalidade estadunidense não tem status de secretário de Estado.

No evento, Musk tomou a palavra e classificou a atuação no departamento criado por Trump como “humilde suporte técnico” ao governo dos EUA.

Divergências

Inicialmente, a ideia do Doge é cortar gastos da máquina pública norte-americana. Contudo, as decisões guiadas pelo bilionário têm provocado desentendimentos dentro do próprio governo Trump.

Nos últimos dias, os departamentos de Estado e da Defesa, além do FBI, instruíram seus funcionários a não cumprirem as ordens do Doge, como o envio de relatórios de produtividade.

Ainda assim, as políticas de Musk surtiram efeito, principalmente com os ataques contra a Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que provocaram o corte do envio de bilhões em ajuda humanitária dos EUA para outros países do mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.