Cabo de Santo Agostinho: Carnaval têm foco no respeito à mulher e na segurança

Foto: Júlio César

A partir desta sexta (28) e ao longo do período oficial do Carnaval, cerca de 70 blocos carnavalescos do Cabo de Santo Agostinho irão desfilar pelas ruas da cidade, arrastando um público estimado em 50 mil pessoas. Para garantir a segurança e a organização da festividade, a Prefeitura promoverá diversas ações, envolvendo as Secretarias de Saúde, da Mulher, Limpeza Pública e Defesa Social.

O foco principal será o respeito à mulher no Carnaval. A Secretaria da Mulher do Cabo vem desenvolvendo a campanha “Depois do Não, Tudo é Importunação” nas ruas e bares da cidade, divulgando a Lei do “Não é Não” e orientando donos de estabelecimentos sobre o suporte às vítimas em situações de constrangimento ou violência, garantindo a aplicação do protocolo de proteção.

Estamos reforçando nosso compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres do Cabo durante o Carnaval. Nosso desejo é que todos possam aproveitar a festa com respeito e em paz. Além disso, vamos mobilizar a Guarda Municipal e a Saúde para garantir a segurança e o atendimento à população”, afirmou o prefeito Lula Cabral.

TENDA LILÁS – A partir de hoje (26), começa a funcionar a Tenda Lilás, uma estrutura de apoio onde será oferecido atendimento especializado e orientação para vítimas de assédio e violência. Hoje, a Tenda Lilás estará presente no Bloco Surubetes, da Vila Social Contra Mucambo, a partir das 19h. O serviço de apoio à mulher também será realizado por meio do projeto Justiceiras, da Secretaria da Mulher do Cabo. O plantão para recebimento de denúncias de violência contra a mulher começa a funcionar a partir desta sexta (28). A vítima pode ligar para o número (81) 9.8379-8488 ou enviar mensagens via WhatsApp. O atendimento especial ficará ativo até o dia 7 de março.

As mulheres que sofrerem violência sexual durante as festividades contarão com assistência nas unidades de urgência e emergência do município. O atendimento inicial será realizado no Hospital Mendo Sampaio, SPA Gaibu, Unidade Jamaci de Medeiros e na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, onde será fornecido um kit de medicamentos para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. É essencial que o atendimento ocorra nas primeiras 12 horas após o incidente para garantir a eficácia da prevenção. 

A segurança nas ruas será reforçada com a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar nos percursos de blocos carnavalescos. A Secretaria de Defesa Social também manterá o monitoramento por meio de câmeras de segurança instaladas na cidade, além de equipes de plantão da Defesa Civil durante toda a festa. Para garantir a limpeza da cidade, equipes de coleta e varrição atuarão na remoção de resíduos após os desfiles e apresentações dos blocos carnavalescos.

*Veja onde estará a Tenda Lilás:*

• 26/02 – Bloco Surubetes

• 27/02 – Bloco da Secretaria da Mulher

• 27/02 – Bloco do Zé Pereira do Vavá

• 28/02 – Bloco Zé de Cana

• 01/03 – Zé Pereira da Cohab

• 02/03 – Bloco Vem que Tem

• 03/03 – Cobra Fumando

• 04/03 – Deixa Quieto e Vem

• 05/03 – Pingo de Gente

• 06/03 – As Desiludidas da Praia de Suape

• 08/03 – Cohab Indoor

O post Cabo de Santo Agostinho: Carnaval têm foco no respeito à mulher e na segurança apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.