Governo do Pará expande Capacita COP 30 e vai qualificar 100 mil

Banner Cop 30

O Governo do Pará segue avançando na qualificação profissional da população com o programa Capacita COP 30. Na última semana, mais 4,4 mil certificados foram entregues aos concluintes de cursos de formação.

Ao todo, mais de 16 mil pessoas já foram certificadas em 67 cursos gratuitos, abrangendo áreas como turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança. A meta do programa é certificar 100 mil pessoas até novembro, quando Belém sediará a COP 30, conferência global sobre mudanças climáticas.

Capacitação para oportunidades reais de emprego

O Capacita COP 30 não apenas prepara os paraenses para atuar durante o evento, mas também fortalece a empregabilidade no estado, criando oportunidades duradouras no mercado de trabalho.

O governador Helder Barbalho destacou a importância do programa:

“Por meio do Capacita COP 30, garantimos que as oportunidades de emprego geradas pela COP 30 sejam aproveitadas por quem vive no Pará. Além disso, o conhecimento adquirido permite que os participantes ampliem suas chances de emprego, mesmo após o evento.”

Governador Helder Barbalho

A vice-governadora Hana Ghassan reforçou que o impacto da conferência vai além da infraestrutura e se traduz em mudanças sociais concretas:

“O maior legado da COP é humano. O conhecimento transforma vidas e o Capacita COP 30 está oferecendo essa oportunidade para milhares de paraenses, ajudando a fortalecer nossa economia e mostrando ao mundo que o Pará está preparado para receber visitantes.”

Histórias de superação e novos horizontes

O impacto do Capacita COP 30 pode ser visto na vida de muitas pessoas. A paraense Irenil dos Santos da Silva, formada no curso de manipulação de alimentos, destaca como a certificação fortalece sua trajetória profissional:

“Já trabalho na área e o curso foi um grande diferencial. Novas oportunidades surgem a partir dessa certificação, e isso representa um avanço na nossa carreira.”

Programa Capacita COP 30
Irenil dos Santos da Silva participou do programa Capacita COP 30: “Novas oportunidades surgem a partir dessa certificação”, garante a paraense

Outro exemplo é Gilda Brandão – uma artesã que, aos 70 anos, participou do curso de turismo com suas filhas e seu sobrinho. Agora, a família planeja aplicar os conhecimentos adquiridos para fortalecer o negócio de biojoias.

“Faz muitos anos que eu não estudava, mas, quando vi essa oportunidade, decidi voltar. Estudar com minhas filhas foi uma experiência incrível, e juntas somos mais fortes.”

Expansão e novos parceiros para ampliar capacitação

Nesta semana, o Governo do Pará anunciou que irá expandir o programa, que agora conta com a parceria do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

Programa Capacita COP 30

Com isso, o Capacita COP 30 passa a oferecer 36 novos cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), superando a marca de 100 cursos diferentes e ampliando o acesso à capacitação em todas as regiões do Pará.

O governador Helder Barbalho enfatizou o crescimento do programa:

“Começamos com uma meta de 22 mil vagas, avançamos para 30 mil e, com a parceria do SEST/SENAT, ampliamos a oferta para mais de 100 cursos diferentes. Agora, nosso objetivo final é capacitar 100 mil pessoas até a COP 30.”

4 imagens

A meta do programa é certificar 100 mil pessoas até novembro, quando Belém sediará a COP 30

As capacitações abrangem diversas áreas estratégicas e são ministradas por mais de 25 parceiros
Para participar do programa é necessário ter a partir de 16 anos, ensino médio incompleto e se cadastrar no site do programa
1 de 4

Ao todo, mais de 16 mil pessoas já foram capacitadas em 67 cursos gratuitos pelo programa Capacita COP 30

Foto: Agência Pará

2 de 4

A meta do programa é certificar 100 mil pessoas até novembro, quando Belém sediará a COP 30

Foto: Agência Pará

3 de 4

As capacitações abrangem diversas áreas estratégicas e são ministradas por mais de 25 parceiros

Foto: Agência Pará

4 de 4

Para participar do programa é necessário ter a partir de 16 anos, ensino médio incompleto e se cadastrar no site do programa

Foto: Agência Pará

Capacitação que fortalece o turismo e a economia local

A preparação da mão de obra local tem um papel essencial na recepção dos visitantes e na consolidação do turismo como uma das principais frentes econômicas do Pará.

Governo do Pará

Facebook | Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.