Haddad recebeu telefonema de Gleisi após Lula confirmá-la no governo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já falou com a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) após a confirmação de que ela será a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais. O Metrópoles apurou que os dois se falaram por telefone na tarde desta sexta-feira (28/2). Haddad cumpre agenda em São Paulo e Gleisi estava prestes a embarcar no avião presidencial para o Uruguai.

A pasta que Gleisi vai chefiar é responsável pela articulação política do governo com os demais Poderes, principalmente o Congresso. O antecessor dela, Alexandre Padilha, costumava se reunir semanalmente com Haddad para tratar da pauta do governo no Legislativo.

Gleisi assumirá o lugar deixado por Alexandre Padilha, indicado para assumir o Ministério da Saúde. A posse da presidente nacional do PT está prevista para 10 de março, depois do Carnaval.

Reforma ministerial em curso

A troca de Nísia Trindade por Alexandre Padilha deu o pontapé na reforma ministerial de Lula, ensaiada pelo Palácio do Planalto nas últimas semanas. O presidente indicou que a mudança acontece com o intuito de atrair um perfil mais agressivo para a Saúde.

Gleisi assume a articulação do governo em um momento delicado, quando o presidente Lula tem colecionado quedas nas pesquisas de aprovação do terceiro mandato e precisa buscar formas de reconquistar o eleitorado.

Para este ano, o governo Lula espera enviar diferentes matérias para o Congresso Nacional, com o intuito de reverter a desaprovação. Para isso, ele precisará que Gleisi Hoffmann assuma a dianteira e consiga articular com os deputados e senadores.

A principal aposta do Palácio do Planalto é a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, proposta que é encabeçada pelo Ministério da Fazenda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.