A letra ‘E’ revela traição? A forma como você escreve pode te entregar

Existe relação entre grafologia e infidelidade? Para quem não sabe, a grafologia é o estudo da caligrafia para análise da personalidade. Por isso, ela pode sugerir padrões de comportamentos, incluindo a propensão à infidelidade e, embora não seja uma ciência exata, pesquisas acadêmicas indicam que a escrita pode refletir traços psicológicos e emocionais.

Pessoa escrevendo em caderno

Existe relação entre grafologia e infidelidade? Para quem não sabe, a grafologia é o estudo da caligrafia para análise da personalidade – Foto: Canva/ND

Conforme um estudo publicado no Journal of Forensic Document Examination, em 1999, a caligrafia pode refletir características neurológicas e emocionais, apesar de que a confiabilidade da grafologia como ferramenta diagnóstica ainda seja debatida.

Além disso, uma pesquisa da Universidade de Zurique, de 2009, aponta que a escrita está diretamente relacionada à motricidade fina e ao controle emocional do indivíduo.

Grafologia e infidelidade: como a letra “E” pode indicar traços de traição?

Pessoa escrevendo em caderno

Grafologia e infidelidade? Saiba como sua forma de escrever pode revelar sobre sua personalidade – Foto: Canva/ND

Embora não haja consenso entre grafologia e infidelidade, grafólogos sugerem que certos padrões na escrita da letra “E” podem estar associados a comportamentos menos comprometidos em relacionamentos.

  • Letra aberta ou traços soltos: quando o traço superior da letra “E” é aberto, pode indicar uma personalidade que valoriza a liberdade e a espontaneidade, características comuns em indivíduos que evitam compromissos rígidos.
  • Traços enrolados ou emaranhados: indicam possível tendência à manipulação ou ambiguidade nas intenções, um comportamento frequentemente relacionado à falta de transparência em relacionamentos, ou traição, segundo a Associação Internacional de Grafologia.
  • Variação na inclinação da letra: se a inclinação da letra “E” muda dentro de um mesmo texto, pode sugerir uma personalidade instável ou emocionalmente contraditória, conforme apontado por estudos de neuropsicologia comportamental.
  • Letra muito pequena ou fechada: traços pequenos e compactos podem indicar uma pessoa reservada, que tende a ocultar pensamentos e emoções, possivelmente mantendo segredos na vida pessoal.
  • Traços nervosos ou trêmulos: uma escrita irregular ou trêmula pode refletir insegurança emocional e conflitos internos, o que, segundo pesquisas sobre cognição emocional, pode estar ligado a sentimentos de culpa.

Grafologia e infidelidade?

Apesar da popularidade, especialistas alertam que o estudo da escrita não deve ser utilizado como único critério para avaliar a fidelidade ou caráter de uma pessoa. Por isso, fatores como ambiente, experiências passadas e até mesmo o estado emocional momentâneo influenciam a caligrafia.

Por isso, identificar tendências na escrita não substitui uma análise mais aprofundada sobre a personalidade e os relacionamentos interpessoais. Agora que você já sabe a relação entre a grafologia e infidelidade, qual a sua opinião sobre o assunto?

Mulher escrevendo em caderno com caneta prateada

Agora que você já sabe a relação entre a grafologia e infidelidade, qual a sua opinião sobre o assunto? – Foto: Canva/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.