Comprou passagem da Voepass? Veja o que fazer para evitar prejuízos

Suspensa pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Voepass operava com uma frota de seis aeronaves em voos para 17 destinos. A estimativa é de que pelo menos 30 mil passagens — incluindo ida e volta — já haviam sido vendidas pela empresa e terão que ser remarcadas.

A própria Anac divulgou informações sobre o que os clientes devem fazer: entrar em contato com a empresa responsável pela venda dos bilhetes e pleitear reembolso ou reacomodação em outros voos.

No caso da Voepass, as passagens eram vendidas pela própria empresa — formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela MAP Linhas Aéreas –, pela Latam e por agências de viagens.

Latam e Voepass operavam no esquema conhecido como codeshare, quando uma companhia vende passagens para voos realizados por outra. Por isso mesmo, a estimativa é de que a maioria dos bilhetes já vendidos tenham sido comercializados pela Latam.

A Latam emitiu nota orientando os passageiros. Segundo a companhia, quem comprou as passagens da Latam poderá alterar as reservas diretamente no site. Segundo a aérea, os clientes poderão:

  • alterar o voo sem multa e diferença tarifária, sujeito a disponibilidade da mesma cabine e dentro da validade da passagem aérea;
  • para as rotas em que houver operação com voos Latam, os passageiros serão acomodados nestes voos;
  • nos demais casos, poderão ser acomodados em voos de outras companhias aéreas;
  • o reembolso integral da passagem aérea sem multa também poderá ser solicitado.

Vale, no entanto, ficar atento para evitar prejuízos. Uma delas é guardar provas do pedido de reembolso ou reacomodação e monitorar o andamento da solicitação. Também é importante documentar possíveis gastos extras, como hospedagem, para embasar um eventuaç pedido de reembolso.

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