Varejo do futuro: expansão, dados e fintechs

No mais recente episódio do programa “O Varejista”, da BMC News, quatro especialistas trouxeram uma visão abrangente sobre os caminhos de inovação e transformação do setor varejista brasileiro. Com foco em franquias, tecnologia, serviços financeiros e comércio exterior, o debate destacou tendências que estão moldando o presente e o futuro do varejo.

Expansão com inovação

Fernando Toledo, vice-presidente de operações da 5àsec, destacou a estratégia de expansão da rede de lavanderias, que conta hoje com mais de 580 unidades da marca tradicional e outras mais de 100 unidades da nova bandeira de autosserviço, a LavPop. Segundo ele, o grupo pretende fechar o ano com 900 lojas, impulsionado por modelos de investimento flexíveis e uma operação omnichannel cada vez mais robusta.

Capilaridade e dados em tempo real

Já Julio Bastos, CCO da Mission Brasil, apontou a capilaridade e agilidade como pilares para que marcas ganhem presença em cidades onde antes não conseguiam atuar por restrições logísticas ou orçamentárias. A solução da empresa oferece profissionais sob demanda para atuação em PDVs de qualquer região, com acompanhamento em tempo real e redução de custos de até 30%.

Fintechzação do varejo

No campo financeiro, Wagner Moraes, CEO da AN Partners, abordou a “fintechzação” do varejo, destacando que muitos varejistas têm obtido mais receita com serviços financeiros do que com a venda de produtos. Moraes explicou como empresas podem montar seus próprios bancos digitais — seja por meio do modelo Banking as a Service ou com licença do Banco Central — e reduzir custos com tarifas bancárias e emissão de boletos.

Oportunidades globais

Por fim, Flávio Rodrigues, CEO da Active Comex, apresentou oportunidades no comércio exterior, ressaltando que tanto a importação de insumos estratégicos quanto a exportação, favorecida pelo dólar alto, podem abrir novos mercados e até transformar empresas em distribuidoras. Ele reforçou a importância do planejamento logístico e tributário para o sucesso dessas operações.

Varejo além da loja

O programa mostrou que o varejo está longe de ser apenas um ponto de venda: é um ecossistema cada vez mais tecnológico, descentralizado e internacionalizado — e quem não acompanhar essa evolução pode perder espaço no mercado.

Assista na íntegra:

O post Varejo do futuro: expansão, dados e fintechs apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.