Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social de Lula, Wellington Dias rebateu as ameaças de sanções dos Estados Unidos a autoridades brasileiras após decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra plataformas digitais como a Rumble e o X, de Elon Musk. Em entrevista à coluna, o ministro opinou que há pessoas que. de tão ricas, “pensam que são donas do mundo”.
Questionado sobre o comunicado da Embaixada dos Estados Unidos que argumentou haver censura no Brasil, o ministro de Lula questionou: “Os Estados Unidos da América aceitariam ser afrontados por uma empresa de outro país? A resposta é não. O Brasil é um país soberano, com regras próprias e aberto a investidores do mundo inteiro. Brasileiros querem investir, e estrangeiros de qualquer lugar do mundo são recebidos de braços abertos. Mas aqui há regras, aqui não é casa de ninguém”.
“Então, acho que esse sinal é algo de que nós, brasileiros, devemos ter orgulho. E veja que o próprio empresário, o Elon Musk, acabou entrando em acordo. E passou a entrar em atividade”, disse Dias, referindo-se ao fato de o bilionário cumprir determinações como pagamento de multas e indicação de um representante legal do X no Brasil.
“Esse é o sentido da soberania. Opa! Cuida do teu, que cuidamos aqui do lado do nosso povo. Aqui é um Brasil dos brasileiros”, afirmou o ministro.
Wellington Dias disse ainda que Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental de Trump, enfrenta dificuldades nos EUA e cobrou reciprocidade do governo americano.
“Eu digo que o mundo vai enfrentar grandes desafios, porque algumas pessoas alcançaram um patamar de riqueza tão grande que pensam que são donos do mundo. Uma hora isso vai acontecer com o Elon Musk também. Não é no Brasil, é nos Estados Unidos. O povo está quebrando as lojas dele, enfrentando problemas financeiros, já perdendo valorização”.
“Ou seja, eu digo que cada um no seu quadrado, cada um no seu quadrado. Acho que, assim como os líderes políticos têm que respeitar líderes empresariais, trabalhadores, religiosos, a reciprocidade também é importante”, avaliou.
Questionado sobre o xingamento da primeira-dama Janja a Elon Musk durante um evento do G20, Wellington Dias respondeu: “O próprio presidente Lula colocou que somos um país em que a gente não precisa agredir ninguém. Não fui eu que falei. O próprio presidente Lula fez questão de pontuar naquele momento. O Brasil é muito respeitado e quer uma política de paz com o mundo”, finalizou.