Rafa Brites passou por uma mamografia e aproveitou para contar como funciona e dar dicas para as seguidoras a respeito do exame. Na publicação, a apresentadora ainda revelou que sua mãe teve um diagnóstico de câncer de mama precoce e conseguiu se curar.
“Minhas seguidoras amadas! Leiam essa legenda por favor. O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil! Agora quer um dado que eu achei bizarro? A taxa de mortalidade aumentou 86,2% em 22 anos!!!”, começou.
Desabafo sobre queda dos exames
Na postagem, ela rebateu a falta de interesse que as mulheres têm demostrado em fazer a avaliação: “Como assim? As tecnologias só avançam, a informação só aumenta e esse número não para de crescer! Agora preciso dizer que tenho mulheres muito próximas, inclusive minha mãe, que passaram por essa doença e estão aqui hoje, pois conseguiram detectar no início através dos exames!”, disparou, antes de completar:
“Sei que o autoexame foi e é muito divulgado, mas ele não é suficiente! Pensa comigo: para você apalpar um tumor com os dedos, que tamanho ele está? O tumor que minha mãe encontrou através da mamografia era do tamanho de um gergelim. Por ter sido ‘pego’ no início, ela fez a cirurgia, a radioterapia e o tratamento dos bloqueadores”, pontuou.
Dores e conselho
A apresentadora também revelou que sentiu dor ao fazer o teste: “Muitas pessoas dizem que dói fazer o exame e eu vim aqui pra dizer que, sim! É um exame desconfortável!!! Mas calma aí: é suportável! Você não enfrenta uma do suportável para preservar sua vida? Faz depilação ou se agulha com tratamentos estéticos e carrega filhos, mas, ahhh, mamografia dói!”, comparou.
E seguiu: “É revoltante, mulherada! No SUS está disponível a partir dos 50 anos. No particular, pesquisei a partir de R$ 188! Menos que fazer a raiz do cabelo! E, alô convênios que estão querendo deixar de cobrir a mamografia antes dos 50, estamos de olho em vocês!”, garantiu.
No fim, ela aconselhou: “Enfim, espero que tenha chegado até aqui e converse com suas amigas. Quando marcar o seu exame, fale: ‘Miga, você já fez mamografia?’. É isso, meninas. Nada vale mais que nossa saúde! PS: uma dica legal é não marcar durante a TPM que os seios podem estar mais sensíveis ”, encerrou.
Ver essa foto no Instagram