Cartas raras do naturalista Fritz Müller são resgatadas e reveladas em SC

Pela primeira vez, cinco obras inéditas do naturalista Fritz Müller foram divulgadas. Na coletânea, revelada pela Secretaria Municipal de Cultura, em Blumenau, no Vale do Itajaí, cartas raras do autor foram encontradas.

A imagem mostra livros onde estão as cartas raras de Fritz Müller

Cartas raras de Fritz Müller foram divulgadas pela primeira vez – Foto: Divulgação/Bethania Guenther/ND

Quem foi o naturalista Fritz Müller

Nascido no dia 31 de março de 1822, Fritz Müller era descendente de pastores protestantes, por parte de pai, e de cientistas e professores universitários, pela linha materna.

Em 1841, aos 19 anos, saiu da cidade de Erfurt, onde a família residia, e foi estudar em Berlim, onde em 1844 recebeu os títulos de mestre em artes liberais e doutor em filosofia.

Para realizar o sonho de conhecer e pesquisar as florestas tropicais e os mares do novo mundo, precisava do título de medicina – a única chance de embarcar num navio, na época.

A imagem mostra o naturalista Fritz Müller

Müller chegou a Blumenau em 1852 – Foto: Divulgação/ND

Como não quis pronunciar a palavra Deus, obrigatória no juramento de colação de grau na universidade Greifswald, ficou sem o diploma. Viajou pela Alemanha, conheceu e se casou com Karoline Töllner, e dessa união nasceram suas duas primeiras filhas.

Em maio de 1852, embarcou com a família e com o irmão August, no porto de Hamburgo, com outros imigrantes, chegando a São Francisco do Sul um mês depois.

O passo seguinte foi se instalar na Colônia Dr. Blumenau, ainda incipiente, e ali o grupo ficou provisoriamente alojado na casa do pioneiro colonizador da região. Os dois irmãos adquiriram uma área de terra cada um junto ao ribeirão Garcia, construíram uma casa e começaram a plantar.

Em 1864, Fritz Müller foi reconhecido mundialmente pela publicação “Für Darwin”, para Charles Darwin, cinco anos após o pai da teoria evolucionista publicar a obra “A Origem das Espécies”.

Cartas raras de Fritz Müller foram divulgadas pela primeira vez

Considerados tesouros entre os milhares de materiais do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, as cinco obras da sequência, “Fritz Müller: Werke, Briefe und Leben”, foram divulgadas pela primeira vez fora da comunidade científica. As páginas carregam a história de vida de Fritz.

Cartas raras de Fritz Müller foram divulgadas pela primeira vez - Divulgação/Bethania Guenther/ND

1
3

Cartas raras de Fritz Müller foram divulgadas pela primeira vez – Divulgação/Bethania Guenther/ND

Obras são consideradas tesouros no Arquivo Histórico de Blumenau - Divulgação/Bethania Guenther/ND

2
3

Obras são consideradas tesouros no Arquivo Histórico de Blumenau – Divulgação/Bethania Guenther/ND

Livros contam a história de vida de Fritz Müller  - Divulgação/Bethania Guenther/ND

3
3

Livros contam a história de vida de Fritz Müller – Divulgação/Bethania Guenther/ND

De acordo com Bethania Guenther, da Secretaria Municipal de Cultura, os livros podem ser classificados como raridades no mundo científico. Nos registros inéditos de Fritz Müller, foram encontradas cartas trocadas pelo pesquisador com cientistas estrangeiros.

Graças à vasta vegetação e fauna brasileira, cientistas europeus utilizavam as observações de colegas que viajavam pelo mundo, como Fritz. Em uma das cartas, datada no dia 6 de janeiro de 1853, Fritz Müller faz um relato da vida que levava na colônia.

Em outra, escrita no dia 31 de março de 1857, a história sobre a transferência para Desterro (1856-1867), onde morou e passou anos estudando os crustáceos e os moluscos.

“Mesmo longe de tudo, Fritz Müller foi o maior naturalista de campo do século 19”, revela o geógrafo e historiador, Marcelo Nascimento.

Como ter acesso ao acervo?

As obras e as cartas podem ser conferidas gratuitamente pelo público no Arquivo Histórico, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.