Como se vê o Oeste no Mapa do Agronegócio Catarinense: Parte 1

Foto: ClicRDC

Ouça a coluna:

Foi lançado ontem (25), no Salão Nobre da Unochapecó, o Mapa do Agronegócio Catarinense. Estive no evento, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc), que teve a presença de, entre outras autoridades, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e do deputado estadual Altair Silva (PP). Para dissecar os dados referentes à região Oeste, as edições da coluna de hoje (26) e amanhã (27) estarão dedicadas ao panorama regional do estudo.

Produção

O documento mostra que o Oeste Catarinense é a região com a maior quantidade e diversidade de produtos do agronegócio, assim como possui a maior representatividade na produção estadual. O Oeste tem importância para mais de 20 produtos de lavouras permanentes e temporárias, oito da pecuária e dois da silvicultura. Na agroindústria, há pelo menos 13 produtos com participação vital da região, principalmente provenientes dos frigoríficos.

O Oeste é líder estadual no rebanho de bovinos, suínos e galináceos, bem como na produção de peixes e ovos de galinha e mel. Consequentemente, acaba liderando também a produção dos principais insumos para alimentos de animais, o milho e a soja. O Oeste Catarinense é a única região do Brasil apto a exportar carne de codorna. Além disso, 75% do leite produzido em Santa Catarina é do Oeste. A região possui ainda a maior produção de alho, aveia, batata, caqui, feijão, pêssego, tomate, melão e uva.

O Oeste de Santa Catarina é protagonista em diversos produtos do agronegócio brasileiro, com destaque para os de origem animal e seus encadeamentos produtivos na indústria de maior valor agregado, como laticínios, máquinas para fabricar alimentos e bebidas e aparelhos de refrigeração industrial. Além disso, a manufatura da silvicultura, principalmente os produtos de madeira, torna a região líder nacional na quantidade de empregos formais. Isso garante mais arrecadação e qualidade de vida à população.

Exportação

Assim como na produção, o Oeste catarinense é a região com a maior diversidade de produtos nas exportações do agronegócio. A região se destaca principalmente nas exportações da pecuária, como de carnes suínas e de aves, de gelatina e de miudezas. No âmbito dos produtos de origem vegetal, ênfase para os produtos de madeira, móveis e soja.

Na última década, a região aumentou a participação nas exportações de vários produtos, com destaque para o setor de madeira (madeira MDF cresceu mais de 7.500%), além dos frigoríficos de carne suína e seus derivados. Em contrapartida, houve queda da participação das carnes de aves na pauta exportadora da região Oeste.

O Oeste é a região de Santa Catarina que mais apresenta produtos do agronegócio com competitividade internacional, com destaque para os vindos dos frigoríficos. A região abriga os municípios de Itá, que é o maior exportador do Brasil, e Vargeão, que está entre os maiores exportadores brasileiros de alimentos para animais.

Recadinhos

  • Ontem, foi definida a saída do vereador Neuri Mantelli (PSD) da Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Chapecó devido aos incidentes envolvendo ele e o vereador Paulinho da Silva (PCdoB) há alguns dias.
  • A eleição do novo integrante foi verbal e individual. Concorreram à vaga os vereadores Cleiton César (PP) e César Valduga (PCdoB). Cleiton ganhou por 16 a três.
  • Além de ser presidente da Comissão de Obras, o comunicador passa a integrar a Comissão de Ética ao lado da dupla de vereadores do PL: Fernando Cordeiro e André Kovaleski.
  • Cleiton também propôs uma moção de repúdio ao presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, ao presidente da Associação de Árbitros de SC e ao diretor de arbitragem da Federação pela lambança da final do Catarinão.

O post Como se vê o Oeste no Mapa do Agronegócio Catarinense: Parte 1 apareceu primeiro em ClicRDC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.