Megatsunami na América do Norte provoca onda sísmica de 1 semana pelo mundo; veja impactos

Megatsunami atingiu a Groenlândia

Megatsunami atingiu a Groenlândia em 2023 – Foto: Reprodução/ND

Em setembro de 2023, um megatsunami atingiu a Groenlândia após um deslizamento de terra no Fiorde Dickson. A força do impacto foi tão grande que gerou ondas de mais de 200 metros de altura no ponto em que a massa de terra e gelo caiu na água.

O evento foi descoberto pelo resto do mundo apenas um ano depois, mas na época, gerou ondas sísmicas que causou tremores detectados a até 5.000 km de distância, de acordo com um estudo publicado no The Seismic Record.

Pesquisadores do GFZ (Centro Alemão de Geociências), liderados por Angela Carrillo-Ponce, analisaram os dados e identificaram dois tipos de sinais sísmicos provocados pelo deslizamento: um de alta intensidade no momento do impacto e outro de longa duração, que permaneceu por mais de uma semana.

Megatsunami na Groenlândia

O evento gerou ondas sísmicas que causou tremores detectados a até 5.000 km de distância – Foto: Reprodução/ND

Além disso, o tsunami gerou um fenômeno chamado “seiche” — uma onda estacionária que ficou oscilando no fiorde por vários dias, um efeito comum em grandes deslizamentos costeiros.

Entendendo o megatsunami na Groenlândia

Para entender melhor o que aconteceu, os cientistas combinaram registros sísmicos com imagens de satélite. Dessa forma, conseguiram rastrear o movimento das rochas e do gelo que desmoronaram e causaram o tsunami.

Essa análise pode ajudar a criar novas estratégias de monitoramento para prever eventos semelhantes no futuro.

Onda sísmica Groenlândia

Visão geral das estações sísmicas na Groenlândia (triângulos pretos), a localização do tsunami (círculo vermelho) e a estação sísmica mais próxima (triângulo vermelho), cujos sinais filtrados são mostrados – Foto: Angela Carillo Ponce/Divulgação/ND

Os pesquisadores alertam que o aquecimento global tem acelerado a instabilidade de geleiras e encostas rochosas, aumentando o risco de deslizamentos e tsunamis como esse.

Um caso parecido aconteceu em 2017 no Fiorde Karrat, também na Groenlândia, quando um deslizamento de terra gerou um tsunami que destruiu a aldeia de Nuugaatsiaq, deixando quatro mortos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.