Rei Felipe e Letizia divergem mais uma vez sobre segurança da filha

A rainha Letizia já estava aflita com o quadro de saúde vivenciado pela primogênita, a princesa Leonor, a bordo do navio-escola Juan Sebastián Elcano. Recentemente, a majestade teria ficado ainda mais preocupada com a filha devido a uma situação enfrentada pela jovem de 19 anos após atracar no Chile, conforme publicou o portal Flash!. O rei Felipe, no entanto, discorda da esposa.

Neste mês, a embarcação em que Leonor está fez uma parada em solo chileno. Na ocasião, a princesa foi a um centro comercial fazer compras, e as imagens das câmeras de segurança do local foram vendidas para a imprensa. Segundo o Flash!, a divulgação dos registros da alteza causou um “verdadeiro alvoroço quanto às questões de proteção que rodeiam a herdeira do trono espanhol.”

5 imagens

O Palácio de Zarzuela considerou a difusão dos conteúdos como "inadmissível"

A rainha Letizia pediu que os seguranças da princesa Leonor sejam demitidos
A próxima rainha da Espanha ficará seis meses em alto-mar
Mãe e filha teriam se encontrado no Brasil, em fevereiro. Leonor revelou os "pesadelos" enfrentados na viagem em alto-mar
1 de 5

Imagens das câmeras de segurança da princesa Leonor no Chile foram passadas para a imprensa

Carlos Alvarez/Getty Images

2 de 5

O Palácio de Zarzuela considerou a difusão dos conteúdos como “inadmissível”

Rubén Grimón/Getty Images

3 de 5

A rainha Letizia pediu que os seguranças da princesa Leonor sejam demitidos

David Benito/Getty Images

4 de 5

A próxima rainha da Espanha ficará seis meses em alto-mar

Carlos Alvarez/Getty Images

5 de 5

Mãe e filha teriam se encontrado no Brasil, em fevereiro. Leonor revelou os “pesadelos” enfrentados na viagem em alto-mar

Carlos Alvarez/Getty Images

Diante da gravidade da situação, o Palácio de Zarzuela — sede da monarquia espanhola — tomou uma decisão inédita ao emitir um comunicado a respeito da violação de privacidade de Leonor. Conhecido como o Ministério Público do Chile, a Físcalia do Chile recebeu uma denúncia sobre a difusão das fotografias da princesa das Astúrias.

“Os encarregados da gestão da Casa Real decidiram interpor uma denúncia às autoridades chilenas. O objetivo: investigar a obtenção e difusão de uma imagem da princesa Leonor em um centro comercial no Chile. Preocupados com a intimidação e a imagem da hereditariedade no trono, optaram por colocar o assunto nas mãos das autoridades”, noticiou o jornal espanhol Lecturas.

De acordo com o portal português, a rainha Letizia “não se conforma com esse episódio nem considera que o comunicado resolva a gravidade da situação”. O site destacou sobre a majestade exigir que os cinco seguranças responsáveis por acompanhar a princesa Leonor durante a viagem sejam advertidos, e também demitidos.

Foto colorida de mulher loira em uma embarcação - Metrópoles
A divulgação das imagens da princesa Leonor provocou um rebuliço no Palácio de Zarzuela

“Ela [rainha Letizia] exige que [os seguranças] sejam despedidos, pois, na avaliação dela, não cumpriram as suas responsabilidades. Foram negligentes, acusa a ex-jornalista”, salientou o Flash!. Ao contrário da esposa, o rei Felipe não quer demitir os funcionários. A princípio, ele “puxou a orelha” dos colaboradores sem exonerá-los.

“O rei Felipe não parece convencido a despedir os profissionais em quem tem depositado muita confiança para entregar a segurança da princesa Leonor nas suas mãos”, complementou o portal.

O Lecturas explicou que não é o conteúdo das imagens da princesa Leonor que preocupa o Palácio de Zarzuela, mas a forma como foi obtido pelos meios de comunicação, no caso, por meio das câmeras de segurança. “Uma infração da normativa vigente em matéria de proteção de dados tanto no Chile como na Espanha. A Casa Real considera que se trata de um ato inadmissível”, frisou o jornal.

Foto colorida de homem conversando com uma mulher de vestido vermelho. Ao lado, tem outra mulher loira - Metrópoles
Diferentemente da rainha Letizia, o rei Felipe não quer demitir os seguranças da princesa Leonor

Entenda mais detalhes da viagem da futura rainha da Espanha

  • Com 19 anos, Leonor ficará um semestre a bordo do navio-almirante Juan Sebastián Elcano.
  • Ao longo do treino em alto-mar, a princesa e seus companheiros de viagem farão inúmeras paradas; além de atracarem no Brasil, Uruguai, Chile e Peru, passarão pelo Panamá, Colômbia e República Dominicana.
  • A última parada será Nova York (EUA), antes de Leonor e aspirantes regressarem para a Espanha, finalizando a formação da Marinha.
  • Quando ascender ao comando da monarquia espanhola, ela será a chefe das Forças Armadas.
  • Detentora do título de princesa das Astúrias, Leonor passará pela mesma capacitação que o pai, o rei Felipe VI; e o avô paterno, o rei emérito Juan Carlos, tiveram antes de assumir o posto de majestade.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.