Justiça espanhola anula condenação de Daniel Alves por estupro

Daniel Alves havia sido condenado a 4 anos de prisão

A Justiça da Espanha anulou nesta sexta-feira (28) a condenação do ex-jogador brasileiro Daniel Alves por estupro. A decisão, unânime do Tribunal Superior da Catalunha, revoga a sentença de 4 anos e 6 meses de prisão que Alves havia recebido pelo estupro de uma mulher em uma boate de Barcelona, no final de 2022.

Ao longo do processo, Daniel Alves mudou sua versão dos fatos cinco vezes. O ex-jogador já estava em liberdade provisória desde março de 2024, após pagar fiança de 1 milhão de euros, e agora se livra da condenação.

A decisão do tribunal não significa que a versão de Alves (de que a relação sexual foi consensual) seja considerada correta, mas sim que as inconsistências nos depoimentos e a falta de outras provas impedem que a versão da acusação seja considerada provada.

O ponto central da anulação da sentença é a “falta de fiabilidade do depoimento da autora”. Segundo o tribunal, não há como confirmar o depoimento da vítima com outras provas.

A decisão gerou reações diversas na Espanha. A vice-primeira-ministra María Jesús Montero expressou solidariedade às vítimas de abuso, enquanto a ministra da Igualdade, Ana Redondo, afirmou que não concorda com a decisão do tribunal. Já o porta-voz do partido Podemos, Pablo Fernández, classificou a decisão como uma “vergonha absoluta”.

LEIA MAIS 

O post Justiça espanhola anula condenação de Daniel Alves por estupro apareceu primeiro em Notícia Hoje.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.