Santa Catarina cria mais de 30 mil empregos formais em fevereiro

Reforma Trabalhista aumenta número de empregados sem renda (5)

Santa Catarina registrou um saldo positivo de 30.097 novos postos de trabalho formal em fevereiro, o maior dos últimos três anos e o terceiro maior da série histórica iniciada em 2004. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta sexta-feira (28). O crescimento de 1,16% no número de empregos formais superou a média nacional (0,91%) e ficou próximo à média da região Sul (1,15%).

 

 

Segundo o governador Jorginho Mello, o bom desempenho está ligado ao aumento da atividade econômica no estado, impulsionado por uma forte temporada de verão. “Tivemos recordes de turistas internacionais e um estado bem preparado para recebê-los. Isso movimentou a economia, gerou renda e criou novas oportunidades de trabalho”, afirmou.

 

 

Reforma Trabalhista aumenta número de empregados sem renda (5)

 

 

A diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan/SC), Larissa Borges, destacou que os cinco principais setores da economia catarinense apresentaram saldo positivo. “Os números refletem um mercado de trabalho inclusivo e dinâmico, impulsionado por políticas públicas estratégicas nos segmentos de serviços, indústria, construção, comércio e agropecuária”, ressaltou.

 

 

 

Setores que mais contrataram

 

O setor de Serviços liderou a geração de empregos em fevereiro, com 13.718 novos postos, representando 45,58% do total. Dentro desse setor, a Administração Pública, Defesa e Seguridade Social abriu 3.503 novas vagas, enquanto a Educação criou 2.081.

A Indústria foi o segundo setor com melhor desempenho, criando 8.318 empregos formais. Os destaques foram a Fabricação de produtos alimentícios (+998 vagas) e a Confecção de artigos do vestuário e acessórios (+982 vagas).

O Comércio registrou 2.859 novas contratações, um aumento de 174% em relação ao mesmo período de 2024. O Comércio por atacado, excluindo veículos automotores e motocicletas, foi responsável por metade dessas vagas, somando 1.496 novos postos.

 

 

 

 

Perspectivas para o mercado de trabalho

 

De acordo com Pietro Aruto, gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, Santa Catarina contratou 13% mais trabalhadores em comparação com fevereiro de 2024. “Isso demonstra a robustez do crescimento do mercado de trabalho catarinense. Temos equipes dedicadas a monitorar os indicadores socioeconômicos e orientar as políticas públicas para manter esse ritmo positivo”, afirmou.

O diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), Guilherme Papini, também destacou que o estado tem mantido bons índices de geração de empregos, com salários acima da média nacional. Além disso, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) conta atualmente com mais de 9,8 mil vagas abertas, reforçando a demanda por trabalhadores no estado.

 

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

O post Santa Catarina cria mais de 30 mil empregos formais em fevereiro apareceu primeiro em JDV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.