Como funciona o trabalho de quem coordena cenas de sexo em filmes

Tramas de sucesso (e premiadas) — como Anora, que ganhou o Oscar de Melhor Filme e Babygirl, aclamada produção estrelada por Nicole Kidman — têm em comum uma variedade de cenas de sexo. Embora não sejam os primeiros filmes com essa abordagem, os sets de filmagem dessas e de outras películas contaram com uma nova pessoa em cena: os coordenadores ou diretores de intimidade.

Nos últimos anos, Hollywood viu o surgimento (e a popularização) desse cargo nos sets. Se até 2017 a função praticamente não existia nos espaços, atualmente a situação se inverteu, e é bastante raro encontrar grandes produções de cinema e televisão dos Estados Unidos que não incluam esses profissionais na equipe.

Em síntese, esses diretores fazem a mediação entre os atores e a produção no que diz respeito à nudez e às cenas íntimas, que podem ir de um beijo à simulação de sexo.

Buscando entender mais sobre o papel desses profissionais, a coluna Pouca Vergonha conversou com a professora de audiovisual da Universidade de Brasília, Rose May Carneiro. Ela destaca que o papel dessa pessoa é garantir que essas cenas sejam filmadas de maneira segura, respeitosa e, ao mesmo tempo, autêntica para os atores, equipe e narrativa da obra.

Esse papel tornou-se mais comum após movimentos como o #MeToo, que trouxeram à tona questões como o assédio na indústria do entretenimento. “Grandes estúdios e produtoras começaram a adotar diretores de intimidade como um padrão para promover segurança e profissionalismo em cenas sensíveis.”

A especialista destaca que esse cargo nos sets de filmagem inclui:

Estabelecer consentimento e limites

“O diretor de intimidade conversa com os atores antes das filmagens para definir quais toques, movimentos e exposições são aceitáveis para cada um. Isso evita situações desconfortáveis ou improvisações que possam ultrapassar os limites individuais.”

Coreografar cenas íntimas

“Assim como em uma cena de luta há um coordenador de dublês, nas cenas íntimas o diretor de intimidade coreografa cada gesto e movimento, garantindo que nada aconteça sem o consentimento prévio do elenco.”

Criação de um ambiente seguro no set

“Apenas a equipe essencial fica presente durante as filmagens de cenas íntimas. Há regras para minimizar a exposição desnecessária.”

Prevenção de abusos e assédio

“Antes da presença dos diretores de intimidade, muitas atrizes relataram que eram pressionadas a improvisar em cenas íntimas ou que situações desconfortáveis aconteciam sem que pudessem contestar. Com um profissional mediando o processo, isso se torna muito mais difícil de ocorrer.”

Movimento #MeToo

Nos últimos anos, o movimento #MeToo cresceu em Hollywood. Muitas atrizes falaram publicamente sobre ocasiões em que se sentiram pressionadas a fazer cenas que não queriam ou que não tinham sido previamente acordadas.

5 imagens

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
1 de 5

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Getty Images

2 de 5

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

Getty Images

3 de 5

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono

Getty Images

4 de 5

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

Getty Images

5 de 5

No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança

Getty Images

Rose May destaca que o movimento teve um impacto profundo na maneira como a indústria do entretenimento lida com cenas de sexo e nudez, levando à adoção de diretores de intimidade como uma prática essencial nas produções.

“Ele expôs a vulnerabilidade dos atores em cenas de sexo, resultando na implementação desse profissional para garantir consentimento, segurança e evitar abusos”, destaca.

Por isso, grandes streamings, como a HBO, Netflix e outras produtoras, passaram a exigir coordenadores de intimidade em cenas que envolvam nudez ou sexo. “Por sua vez, as atrizes passaram a se sentir mais à vontade para denunciar abusos ocorridos no passado e exigir melhores condições de trabalho. casos polêmicos envolvendo cenas de sexo no cinema”, destaca Rose.

Preparação completa

A professora da Universidade de Brasília acrescenta que, com a normalização dos diretores de intimidade, cenas íntimas passaram a ser tratadas com o mesmo nível de preparação de cenas de ação.

“Além disso, atrizes que antes eram pressionadas a aceitar cenas de nudez desnecessárias agora têm mais voz na negociação de seus contratos. Logo, a adoção de diretores de intimidade evita que cenas de sexo sejam usadas como ferramentas de manipulação ou abuso”, comenta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.