Mutirão de combate à dengue recolhe dez toneladas de resíduos no Bairro das Nações

Aconteceu, na manhã deste sábado (29), mais um mutirão de combate à dengue, desta vez no Bairro das Nações. A força-tarefa atuou entre as ruas Marrocos e Libéria, onde equipes percorreram residências para recolher resíduos sólidos e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Cerca de dez toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas.

De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental, David Cruz, a ação foi realizada nesta região devido ao aumento de casos confirmados e suspeitos de dengue nos últimos 15 dias, especialmente nas ruas percorridas neste sábado.

“O objetivo principal desses mutirões é eliminar ao máximo os focos do mosquito por meio da remoção mecânica de criadouros, ajudando a bloquear a transmissão da doença no local. Os resultados serão percebidos nos próximos dias, no entanto, a eficácia depende diretamente da colaboração da população, que deve continuar adotando medidas preventivas para evitar novos focos do Aedes aegypt”, ressaltou o diretor.

Moradora do bairro, Yashodhara Maria recebeu as equipes e destacou a importância da ação no combate às doenças.

“Meu marido faleceu de dengue no ano passado, então sei o quanto essa doença é perigosa. Cada um precisa fazer a sua parte, cuidando da própria casa, verificando vasos de plantas, potes e evitando o acúmulo de sujeira, pois qualquer descuido pode se tornar um criadouro do mosquito”, alertou.

A coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), que integra o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público (Ciasp) de Balneário Camboriú, Silvana Melo, alerta que a resistência de alguns moradores em receber os fiscais pode comprometer a eficácia das ações e trazer sérios riscos para a comunidade.

“Estamos fazendo o nosso trabalho pensando na saúde e na segurança de todos. Mas para que esse trabalho seja bem feito, precisamos da cooperação de cada um. Pedimos que os moradores nos recebam e nos ajudem a enfrentar esse mal. É preciso ter empatia, não podemos pensar apenas em nós mesmos, mas em nossa família, nossos vizinhos, enfim, toda a comunidade que está vulnerável à contaminação”, ressaltou Silvana.

O mutirão foi realizado pela Secretaria de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilâncias Ambiental e Sanitária e com o apoio da Secretaria de Obras, Fiscalização de Obras e Atividades Urbanas da Secretaria de Planejamento, Sesmt e empresa Ambiental.

Na próxima semana, as equipes seguem para o Bairro da Barra.

Números

Conforme boletim semanal divulgado pela Vigilância Epidemiológica na sexta-feira (28), este ano foram diagnosticados 68 casos positivos de dengue em Balneário Camboriú. Destes, 31 são autóctones, um importado, 33 indeterminados e três em investigação.

O post Mutirão de combate à dengue recolhe dez toneladas de resíduos no Bairro das Nações apareceu primeiro em BC Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.