Biblioteca infantil: ideias ajudam a criar um espaço de leitura para as crianças

Biblioteca Infantil Imagem Pinterest

A leitura é uma atividade que faz bem para as crianças. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) destaca que ler estimula o desenvolvimento da linguagem, a cognição, a imaginação e a capacidade de concentração.

Os livros infantis devem ser oferecidos desde a primeira infância, e o hábito de ler pode ser incentivado de diversas formas pelos pais e responsáveis. Uma das maneiras mais simples de ajudar a criar o gosto pela leitura é ter uma pequena biblioteca em casa.

Também chamado de “cantinho da leitura”, o ambiente pode fazer parte do quarto da criança ou ocupar um espaço na sala de estar. Especialistas dão dicas de como criar uma pequena biblioteca em casa para as crianças.

Uma das orientações é escolher móveis que auxiliem na proposta. Alguns modelos de sofá para sala de estar podem compor bem o ambiente, oferecendo um local confortável para as crianças lerem.

 

Biblioteca infantil:

Conforto faz a diferença 

O primeiro passo para criar uma biblioteca em casa é pensar no ambiente onde a criança irá fazer suas leituras. A escolha do espaço deve estar de acordo com a realidade da família, considerando os espaços disponíveis.

Uma possibilidade é criar uma biblioteca no quarto da criança para tornar o local mais infantil e aconchegante. Em entrevista à imprensa, a arquiteta Fernanda Dabbur aponta que o importante é que o local seja confortável e, para isso, é possível escolher poltronas, futons, bancos com almofadas e camas. Outra forma de trazer conforto é escolher um tapete macio.

Para os pais que querem criar um espaço de leitura que acompanhe todas as fases da criança, apostar em um berço multifuncional é uma boa ideia. Esse tipo de móvel se transforma em outras mobílias que podem acompanhar o desenvolvimento da criança.

 

Biblioteca infantil:

Estética é importante para a criança 

Além do conforto, a estética também é importante para as crianças. Fernanda explica que, ao criar as bibliotecas infantis, é preciso prestar atenção às cores e aos elementos decorativos que tornam o local mais agradável.

Os móveis, como estantes e prateleiras, ajudam a construir o espaço, afinal, irão armazenar os livros e, por isso, devem ser atrativos para as crianças. Ela explica que, no caso da falta de espaço, os pais podem optar por móveis que tenham mais de uma função.

Existem camas com mobiliários acoplados que servem para organizar os livros. Para atribuir mais estética à decoração, a arquiteta dá dicas de adicionar itens decorativos ao lado das obras literárias.

Se o “cantinho da leitura” for no quarto da criança, os itens que irão compor a biblioteca devem combinar com o tema do cômodo. Isso significa que, se o espaço tiver a temática de safari, por exemplo, os elementos decorativos podem ser animais de pelúcia e quadros com a representação da floresta.

 

Biblioteca infantil:

Se atente à iluminação 

A iluminação também é um detalhe importante para trazer conforto para as crianças. Segundo informações das Faculdades Integradas Campos Sales, ter uma iluminação adequada faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis na hora de ler.

Luminárias, abajures e pendentes podem ser úteis para adicionar uma luz direcionada ao cantinho da leitura infantil. Muitas bibliotecas contam com luminárias posicionadas ao lado de poltronas e sofás.

No caso das crianças, os itens de iluminação também podem trazer um toque lúdico para o espaço. Existem, por exemplo, opções com formatos de borboletas, fadas, carros e animais, o que pode chamar a atenção dos pequenos e trazer mais diversão ao local.

Biblioteca Infantil Imagem Pinterest

Biblioteca infantil:

Saiba escolher bons livros

Os livros são os protagonistas da biblioteca infantil e saber escolhê-los faz toda a diferença para incentivar as crianças. Em entrevista à imprensa, a coordenadora editorial de literatura e informativos, Laura Vecchioli aponta ser importante focar na diversidade de obras, escolhendo diferentes autores, ilustradores, temas, gêneros textuais, número de páginas e formatos.

 

A especialista reforça a relevância de buscar por livros didáticos que tragam conhecimento para as crianças. De acordo com Laura, se for possível, os pais e responsáveis devem folhear o livro antes de coprá-lo para verificar se a obra propõe discussões, atividades em grupo, ensinamentos e perguntas reflexivas. 

 

Outra forma de constatar que o livro vale a pena para as crianças, é buscar por indicativos de que ele está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ou com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Selos e referências bibliográficas podem ajudar nesse aspecto. 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

O post Biblioteca infantil: ideias ajudam a criar um espaço de leitura para as crianças apareceu primeiro em JDV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.