Chapecó realiza mutirão de próteses odontológicas


Olivio Chowicz de 86 anos, morador do bairro Santa Maria recebeu uma nova prótese dentária neste sábado (29). Ele participou de um mutirão organizado pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde e que entregou 180 próteses.

Ele disse que aos 17 anos, o dentista arrancou os dentes, que era comum fazer na época e hoje, sem os dentes, fica difícil mastigar, conversar e sorrir. “Fico feliz em poder sorrir, comer os alimentos e poder sentir o gosto”, comentou.
Terezinha Focht, de 70 anos e moradora do bairro Passo dos Fortes, também participou do mutirão. Ela recebeu a prótese dentária e ficou contente com o resultado. “Agora posso sorrir e comer uma carne, que fazia tempo que não podia comer”, afirmou.

Com o intuito de incrementar o acesso da população a esse serviço e diminuir o tempo de espera, o município realizou esse mutirão. Através dessa ação, foram disponibilizadas aproximadamente 180 próteses a mais do que nos meses de produção normal.

O dentista da rede municipal de saúde de Chapecó, Nilton Storgatto, explica que além da estética, a prótese é essencial na qualidade de vida dos pacientes. Segundo ele, Chapecó é referência em odontologia, com uma estrutura completa para o atendimento dos pacientes. Seja nas unidades de saúde, seja no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas. “Temos o trabalho preventivo que dá muito resultado e auxilia para que a população chapecoense, no geral, tenha uma boa saúde bucal. Além da estética, a função mastigatória, é beneficiada e os pacientes ficam com uma vida melhor”, destacou.

Chapecó foi destaque em Santa Catarina, no ano passado, no que se refere a próteses dentárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Prefeitura de Chapecó, por intermédio da Secretaria de Saúde, entregou, em 2024, mais de 4.300 próteses odontológicas, sendo 1.770 próteses totais e 2.609 próteses parciais. Foram contemplados nesse período mais de 3.200 cidadãos chapecoenses, principalmente idosos, que hoje conseguem se alimentar e sorrir melhor.
De acordo com o Secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz Neto, as próteses odontológicas são disponibilizadas para os pacientes com o objetivo de restabelecer a função mastigatória e estética e com isso melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O fluxo de encaminhamento para esse serviço se dá sempre pelo ingresso do paciente pelos Centros de Saúde da Família do município, onde passa por avaliação do Cirurgião Dentista e é encaminhado via SISREG (Sistema Nacional de Regulação) ao serviço de referência.

Além de contar com atendimentos odontológicos em todos os 27 Centros de Saúde da Família, Chapecó possui um CEO – Centro de Especialidades Odontológicas tipo III e um Pronto Atendimento Odontológico no PA/Efapi, que fica situado próximo ao Complexo do Verdão para atendimento das urgências. A rede de serviços odontológicos do município é organizada e estruturada, oferecendo um atendimento de qualidade ao cidadão.

O post Chapecó realiza mutirão de próteses odontológicas apareceu primeiro em ClicRDC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.