Síndrome do pescoço de texto: saiba como celular pode afetar a coluna

Você sente que tem o peso do mundo nas costas (fisicamente mesmo) até nos momentos de relaxamento? Isso pode ter uma explicação, e ela tem a ver com o seu celular.

A text neck syndrome, ou síndrome do pescoço de texto, é caracterizada pela sobrecarga nas articulações da coluna vertebral e nos músculos da região cervical. Ela é causada, normalmente, pela inclinação constante do pescoço ao mexer no celular ou outros aparelhos eletrônicos.

A má postura ao usar esses aparelhos pode adicionar até 27 kg de peso na coluna. Essa sobrecarga pode causar desde dores nos ombros e pescoço até hérnia de disco.

“Além disso, a carga extra pode causar dores na região superior das costas, dor de cabeça, sensação de cansaço e redução da mobilidade do pescoço, quando a pessoa passa a sentir dificuldade de realizar movimentos com a cabeça e pescoço”, explica a professora do curso de Fisioterapia da Universidade Positivo, Christina Cepeda.

É importante entender que, sem tratamento, isso pode causar condições mais graves a longo prazo, além de reduzir a qualidade de vida. Sintomas como sensação de formigamento, dormência ou fraqueza nos braços ou mãos, dificuldade para movimentar o pescoço e dor que irradia para os braços ou costas são sinais de alerta.

“Se algum desses sintomas for persistente por várias horas ou dias, pode ser sinal de algum problema mais grave na coluna”, ressalta.

Leia a notícia completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.