Você faz isso errado! Como lavar roupas íntimas do jeito certo e evitar alergias

Como lavar roupas íntimas corretamente

Saber como lavar roupas íntimas corretamente pode evitar infecções causadas por fungos e bactérias- Foto: Getty Images/ND

Não saber como lavar roupas íntimas pode estar prejudicando sua saúde. Segundo o Good Housekeeping Institute, roupas íntimas limpas podem abrigar até 10 mil bactérias vivas. Além disso, outro estudo mostrou que até 92% das peças íntimas podem estar contaminadas por fungos e bactérias. Saiba como higienizá-las corretamente e evite problemas!

De acordo com a Dra Ana Roberta Gomes, médica ginecologista, essa contaminação indesejada pode ser a causa de alergias, coceiras, corrimentos e até infecções. Por isso é tão importante saber como lavar roupas íntimas da forma correta!

Como lavar roupas íntimas do jeito certo e evitar alergias

O primeiro passo para manter as roupas íntimas limpas é escolher o sabão certo. Especialistas recomendam o uso de sabão neutro ou de coco, pois são menos agressivos e ideais para peles sensíveis ou com histórico de alergias.

Pode lavar a calcinha no banho?

De acordo com Gomes, se você não tem alergias, pode usar o mesmo sabonete corporal durante o banho para lavar suas peças íntimas, mas é essencial enxaguá-las muito bem depois. A especialista afirma que, independentemente do sabão ou sabonete usado, o enxágue deve ser abundante.

“Pra que isso? Pra não ficar resíduo de sabão na sua peça íntima. Então, você vai lavar bem, pode lavar com aquele sabonete que você usa mesmo no seu corpo, porém, o que você precisa ter cuidado é com o enxague. Então, enxague bastante, tire todo o produto da calcinha”, diz a especialista.

Qual é o maior erro ao lavar a calcinha no banho?

Roupas íntimas na pia do banheiro

O maior erro ao aprender como lavar roupas íntimas é deixá-las secando em locais úmidos e sem ventilação – Foto: Imagem gerada por IA/ND

Gomes alerta que o maior erro ao lavar peças íntimas no banho é deixá-las secando penduradas no banheiro. Esse é um dos pontos mais importantes sobre como lavar roupas íntimas corretamente, “se você deixar a sua calcinha secar em um local que é úmido, pode, sim, favorecer o crescimento de fungos e bactérias na sua peça íntima. Então, você não vai deixar ali”.

Onde secar corretamente?

Leve a peça para secar em um local arejado, com boa ventilação e, de preferência, que receba luz solar direta. O sol tem ação bactericida e ajuda a secá-la completamente.

A ginecologista Dra. Luciana Miele dá uma dica importante para esse processo: evite pendurar a calcinha pelo avesso (com o forro para fora), principalmente em áreas externas. Isso impede que poeira, insetos ou microrganismos entrem em contato direto com a parte que toca sua pele. Sempre pendure-a do lado certo.

Mulher lavando roupas

Quem aprende como lavar roupas íntimas corretamente reduz o risco de irritações na pele e infecções íntimas – Foto: Imagem gerada por IA/ND

“Outra dica bem interessante é conseguir passar a ferro a roupa íntima. Por quê? Porque esses micro-organismos não conseguem sobreviver ao calor do ferro. Evite o vapor do ferro, porque o vapor predispõe também à proliferação de fungos”, diz Miele.

Não se esqueça dos sutiãs e das roupas íntimas novas

  • Sutiãs também acumulam suor e bactérias, então precisam ser lavados corretamente. Para mães que amamentam, isso é ainda mais importante, pois rachaduras nos mamilos podem facilitar infecções;
  • Roupas íntimas novas podem vir contaminadas da fábrica ou da loja. Por isso, sempre lave calcinhas e sutiãs antes de usá-los pela primeira vez.

Confira os vídeos das especialistas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.