Líder petista pede que contratos da União com empresa de Musk sejam revistos

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), apresentou nesta segunda-feira (31/3) uma indicação à Casa Civil para que o governo federal revise os contratos firmados com a Starlink, empresa de satélites do empresário Elon Musk.

O parlamentar ressalta a importância da soberania nacional “que se vê ameaçada devido ao acesso irrestrito das grandes empresas de tecnologia aos dados estratégicos do País e de sua população”.

Lindbergh cita negócios internacionais com a Starlink revistos depois de pronunciamentos polêmicos de Elon Musk, aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É o caso do governo italiano e de Carlos Slim, dono da América Móvil, empresa de telecomunicação latinoamericana.

“A atuação político-ideológica e arbitrária de seu CEO apresenta um risco para a soberania nacional brasileira”, argumenta o deputado.

Como sugestão para a gestão petista, Lindbergh cita o investimento de 50 bilhões de euros da União Europeia em inteligência artificial “com vistas a reduzir a dependência tecnológica dos países que compõem o bloco” e defende que o Brasil siga o mesmo caminho, com ” segurança cibernética e promoção de datacenters e serviços digitais totalmente brasileiros”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.