Bolsonaro posta em francês em apoio a Le Pen: “Vive la liberté”

Jair Bolsonaro (PL) prestou apoio a Marine Le Pen, e usou a condenação da líder da ultradireita francesa para ecoar a retórica de perseguição contra políticos conservadores. A declaração do ex-presidente foi divulgada no X, nesta segunda-feira (31/3), em francês.

“A ascensão da direita é uma realidade em todo o mundo. A esquerda na França, assim como no Brasil, está escolhendo o caminho do lawfare, do ativismo judicial, para vencer eleições sem uma oposição real”, escreveu Bolsonaro. “Estamos ao seu lado, Madame Le Pen. Viva a liberdade! Viva a França! Viva o Brasil”.

A manifestação do ex-presidente do Brasil, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado em 2022, surge horas após Le Pen ser condenada pela Justiça da França em um caso de desvio de recursos públicos. Como pena, a política francesa foi declarada inelegível por cinco anos.

Segundo a Justiça Francesa, a líder da ultradireita usou recursos do Parlamento Europeu, na época em que foi eurodeputada, para pagar funcionário do seu partido, o Reunião nacional (RN).

O caso teria acontecido entre 2004 e 2016, e causou um prejuízo de 2,9 milhões de euros. Outros oito nomes ligados ao RN também foram condenados.

Aos 56 anos, Le Pen era um dos nomes favoritos para a próxima eleição presidencial na França, prevista para acontecer em 2027.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.