Ativos de cooperativas no Brasil já ultrapassam R$ 800 bilhões

As cooperativas de crédito têm desempenhado um papel importante na economia brasileira, especialmente no apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). O acesso a financiamentos com taxas atrativas e o relacionamento mais próximo com os cooperados têm auxiliado no crescimento de negócios em várias regiões do país.

Em 2024, por exemplo, as cooperativas de crédito foram responsáveis ​​por 34% das operações de repasse aprovadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) via agentes financeiros parceiros. Um número que representa um salto expressivo em relação ao 3% registrado em 2014.

Além disso, as cooperativas de crédito possuem uma ampla presença nacional, sendo, em muitos municípios, a única opção bancária disponível. 

O Brasil conta atualmente com 700 cooperativas de crédito, que reúnem mais de 17,9 milhões de cooperados. Com ativos que ultrapassam R$ 809 bilhões.

Hoje, essas instituições garantem o acesso a serviços financeiros em 368 municípios brasileiros que não contam com outras agências bancárias, promovendo inclusão e educação financeira.

A parceria com o BNDES, além de representar uma fonte importante para as cooperativas, contribui para aumentar a eficiência e a concorrência no mercado. Pois a desconcentração bancária promovida pelo BNDES permite o acesso ao crédito por pequenos agricultores e micro e pequenas empresas.

Ano Internacional das Cooperativas

O segmento se tornou tão essencial que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecendo o papel dessas instituições para o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo.

No Brasil, o movimento cooperativista já se prepara para ampliar a atuação e se consolidar ainda mais como apoio aos pequenos empreendedores.

Nesse sentido, o portal Metrópoles, em parceria com o BNDES e com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), promoverá um encontro com os principais representantes e especialistas do setor para debater os principais aspectos do cooperativismo no Brasil. 

O evento “O impacto do cooperativismo no desenvolvimento do Brasil e o apoio do BNDES” está marcado para 10 de abril, das 10h às 13h, com transmissão ao vivo no canal do Metrópoles no YouTube e no Facebook. 

O talk destacará como as cooperativas promovem inclusão financeira, inovação e sustentabilidade dentro da realidade atual, promovendo um crescimento econômico no país.

Programação do evento

A abertura do talk “O impacto do cooperativismo no desenvolvimento do Brasil e o apoio do BNDES” contará com a participação de figuras de destaque no setor, incluindo:

  • Aloizio Mercadante – presidente do BNDES
  • Maria Fernanda Coelho – diretora de Crédito Digital para MPMEs do BNDES
  • Márcio Lopes de Freitas – presidente do Sistema OCB
  • Arnaldo Jardim – deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop)
  • Carlos Fávaro – ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil
5 imagens

Presidente do sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas

Presidente da Frencoop, deputado federal Arnaldo Jardim
Diretora de Crédito Digital para MPMEs do BNDES, Maria Fernanda Coelho
Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro
1 de 5

Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloisio Mercadante, estará presente no Talk sobre o impacto do cooperativismo no desenvolvimento do país

2 de 5

Presidente do sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas

3 de 5

Presidente da Frencoop, deputado federal Arnaldo Jardim

Divulgação

4 de 5

Diretora de Crédito Digital para MPMEs do BNDES, Maria Fernanda Coelho

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

5 de 5

Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro

Divulgação

Painéis temáticos

O evento será composto por dois painéis que abordarão diferentes vertentes do cooperativismo e o impacto no país.

Painel 1: O impacto do cooperativismo de crédito no desenvolvimento econômico e social do Brasil

Mediado por Maria Fernanda Coelho, diretora de Crédito Digital para MPMEs do BNDES, o painel discutirá como o cooperativismo de crédito contribui para a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico e social. Os participantes serão:

  • Ailton de Aquino Santos – diretor de Fiscalização do Banco Central
  • Ênio Meinen – diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob
  • Alisson Pablo de Oliveira – pesquisador da Fipe

Painel 2: O cooperativismo de produção agroindustrial e o desenvolvimento sustentável

O segundo painel, moderado por José Luis Gordon, diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES, abordará como o cooperativismo agroindustrial impulsiona o desenvolvimento sustentável. Os convidados são:

  • Pedro Neto – secretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa)
  • Alberto Oppata – presidente da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta)
  • Elias José Zydek – presidente da Frimesa

O impacto do cooperativismo no desenvolvimento do Brasil e o apoio do BNDES

Data: 10 de abril (quinta-feira)
Horário: 10h às 13h

Transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook

Adicionar aos favoritos o Link permanente.