Alckmin: Brasil espera novo tarifaço de Trump para decidir o que fazer

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou, nesta terça-feira (1º/4), que o governo brasileiro vai aguardar o anúncio das novas tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antes de tomar uma decisão sobre a resposta a ser adotada.

“Devemos aguardar o que os Estados Unidos vai fazer amanhã [quarta-feira]. E aí sim, depois de ter conhecimento das medidas, o Brasil vai decidir”, destacou o vice-presidente.


Novo tarifaço

  • O republicano prometeu divulgar nesta quarta-feira (2/4) um novo tarifaço.
  • Na ocasião, ele deve anunciar mais uma rodada de taxação sobre produtos importados. A data é chamada por Trump de “Dia da Libertação”.
  • Desde o último dia 12, está em vigor a tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio aos EUA, medida que afeta diretamente a indústria brasileira.

Nesta terça, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou um projeto de lei que estabelece critérios para a resposta brasileira a barreiras comerciais impostas por outros países.

O vice-presidente defendeu a manutenção do diálogo com autoridades americanas para buscar uma saída.

“Nós temos o dever de proteger e fortalecer a economia brasileira, as que trabalham aqui, exportam, tem comércio exterior. O relacionamento com os Estados Unidos é importante […] é para onde a gente vende mais produto de valor agregado. E o caminho é sempre o caminho do diálogo”, ressaltou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.