Morre homem que levou choque elétrico próximo a poste de iluminação

Cleonilson Borges Pimentel, 56 anos, vítima de uma descarga elétrica ao passar perto de um poste de iluminação pública, em um beco na Quadra 6 do Cruzeiro Velho, morreu nessa terça-feira (1º/4).

A vítima sofreu a descarga elétrica em 22 de março último. Mesmo em estado grave, Cleonilson foi resgatado com vida e internado em um hospital. Mas não resistiu.

A CEB Ipes, responsável pela iluminação pública no Distrito Federal, “lamentou profundamente” a morte e informou que “garantiu apoio à família da vítima, neste momento de tristeza e consternação”.

Ainda segundo a CEB Ipes, na noite do ocorrido, foi acionada para sanar ocorrência de fuga de energia em poste de iluminação pública, em que um cidadão sofreu choque.

O acidente com o equipamento aconteceu em uma travessa da Quadra 6, Bloco G/H do Cruzeiro. O caso é investigado pela Polícia Civil (PCDF). A empresa também assegurou estar colaborando com as investigações.

Segundo informações PCDF, familiares da vítima relataram que ele pisou no chão próximo ao poste, sofreu a descarga e caiu na calçada desacordado.

Choques

O fato de o Distrito Federal ter registrado cinco acidentes graves envolvendo choque elétrico  entre os dias 14 e 24 de março de 2025 chama a atenção da população. Três vítimas morreram.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), em 2024 a corporação registrou 179 acionamentos para atender possíveis vítimas de choque elétrico.

Relembre os casos:

  • O primeiro acidente foi registrado em 14 de março, quando uma mulher de 56 anos esbarrou em um cabo e levou uma descarga elétrica enquanto caminhava por uma rua em Taguatinga. O cabo seria da empresa Neoenergia, empresa responsável pela distribuição de energia no DF.
  • No dia 20, Adrian David Feitoza Coelho, de 10 anos, morreu após encostar em um veículo energizado por um fio de alta tensão. A tragédia aconteceu na Estância 4, Módulo 6, em Planaltina.
  • No último sábado (22/3), um técnico de som, de 32 anos, identificado como Renato Pena do Carmo, morreu após levar um choque enquanto trabalhava na montagem de som para a Festa do Preto, que aconteceria naquele dia, à noite, no Estádio Nacional Mané Garrincha. O evento foi adiado em respeito à vítima.
  • No sábado (22/3), Cleonilson Borges Pimentel, 56 anos, sofreu descarga elétrica ao passar próximo a um poste de iluminação pública, em um beco na Quadra 6 do Cruzeiro Velho. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e transportou o homem com vida ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
  • Na segunda-feira (24/3), um jovem de 29 anos sofreu choque elétrico no Sol Nascente, por volta das 16h20. Ele caiu de uma altura de cerca de 2,5 metros e teve edema na testa, corte na boca e possível fratura no fêmur direito. Foi estabilizado e levado ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC).
Dicas

Segundo o CBMDF, ocorrências de natureza de choque elétrico são “atendidas de forma pontual”.

O Corpo de Bombeiros alerta que muitos dos choques elétricos “podem ser evitados com prevenções e minimizando diversos facilitadores”. A corporação dá dicas de como evitá-los:

  • Fazer uma manutenção periódica da rede elétrica da residência contratando sempre um profissional qualificado;
  • Ter cuidado com fios desencapados ou emendados;
  • Utilizar sempre as proteções de tomadas para evitar acidentes com crianças;
  • Evitar ligar vários aparelhos em adaptadores de tomada (benjamins )ou extensões para não sobrecarregar a rede elétrica da edificação;
  • Desligar a chave de energia da residência quando precisar realizar reparos elétricos;
  • Dar preferência para o aterramento dos aparelhos.

“Esses são alguns principais cuidados para evitar acidentes como esses ocorridos nos últimos dias”, frisa.

MP pede informações

O Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) encaminhou, nessa terça-feira (25/3), ofícios para a Neoenergia Distribuição Brasília e para a CEB Iluminação Pública (CEB Ipes) requisitando informações sobre choques elétricos e medidas de prevenção sobre os acidentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.