Entenda porque a Câmara de Itajaí declarou Lula “persona non grata” ; moção de repúdio foi aprovada

Foto: Ricardo Stuckert/Secom

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, nesta terça-feira (1), uma moção que declara o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “persona non grata” no município. A proposta, de autoria do vereador Victor Nascimento (PL), teve 11 votos favoráveis e um contrário. O documento expressa repúdio à atuação do governo federal em relação à cidade e ao estado de Santa Catarina.

Entre os principais pontos citados na moção estão a retirada da gestão do Porto de Itajaí da administração municipal, o que, segundo o texto, prejudica a economia local. O documento também aponta o desrespeito do governo federal ao governador Jorginho Mello (PL) e à população catarinense.

Além disso, a moção critica a política econômica do governo, mencionando alta da inflação, perda do poder de compra, descontrole das contas públicas e apoio a regimes considerados autoritários. O texto destaca que a retirada da gestão do porto municipalizado desde os anos 1990 foi uma medida prejudicial ao desenvolvimento da cidade.

A gestão portuária foi transferida para a Autoridade Portuária de Santos (APS), que concorre diretamente com Itajaí no setor. A decisão gerou insatisfação entre lideranças políticas e empresariais do município, que veem na medida um impacto negativo para a economia local.

Por meio de nota, João Paulo respondeu ao que chamou de “mentiras e leviandades proferidas contra o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, por parte do Vereador Victor Nascimento (PL), na Câmara de Vereadores de Itajaí”.

“Em resposta ao documento da Câmara de Vereadores, é preciso lembrar que o presidente Lula salvou o Porto de Itajaí em três ocasiões. Em 2006, durante seu primeiro mandato, reformou os molhes (paredão nos portos marítimos), evitando a inviabilização da atividade portuária. Em 2008, reconstruiu o porto, que havia sido completamente destruído pela enchente”, começa.

O post Entenda porque a Câmara de Itajaí declarou Lula “persona non grata” ; moção de repúdio foi aprovada apareceu primeiro em Abre Olho Noticias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.