Turismo inclusivo: Grupo Oceanic adota medidas para melhor atender autistas

Foto: Grupo Oceanic/Ana Cirico

O Grupo Oceanic implementou ações para garantir mais conforto e acessibilidade a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em suas atrações turísticas. Os espaços contam com medidas como treinamento de funcionários, redução de estímulos sensoriais e comunicação visual adaptada. Além disso, autistas têm entrada gratuita nos parques mediante comprovação, e um acompanhante tem direito à meia-entrada.

Entre as iniciativas, está o “código azul”, que, quando acionado, sinaliza aos colaboradores que há um visitante autista no local, permitindo ajustes na iluminação e no som. Em algumas atrações, como o Parque Aventura Jurássica e o Space Adventure, são disponibilizados fones abafadores de ruído. Os parques também oferecem mapas para ajudar os visitantes a entender melhor os espaços e reduzir a ansiedade.

Os funcionários do Grupo Oceanic passaram por capacitação para melhor atender visitantes autistas e auxiliar em situações específicas, como crises sensoriais. As redes sociais das atrações disponibilizam vídeos explicativos para que as famílias possam se familiarizar com os locais antes da visita. Além disso, nas visitas escolares, professores ajustam o volume do microfone e prestam mais atenção aos alunos autistas.

No Parque Aventura Jurássica, um dos mascotes foi criado em homenagem aos autistas. Os estacionamentos das atrações contam com vagas exclusivas identificadas pelo símbolo do quebra-cabeça colorido. Segundo o CEO do Grupo Oceanic, Kiko Buerger Filho, as iniciativas visam proporcionar uma experiência de lazer acessível e educativa para todos os públicos, incluindo pessoas neurodivergentes.

O post Turismo inclusivo: Grupo Oceanic adota medidas para melhor atender autistas apareceu primeiro em Abre Olho Noticias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.