Conheça técnica inusitada para cozinhar ovos sem fogão ou água

Popular, acessível e versátil, o ovo é um alimento muito comum nas mesas de café da manhã. Cozido ou frito, com gema mole ou dura, trata-se de uma proteína que serve como acompanhamento de diferentes tipos de prato, em diferentes refeições do dia.

Com carboidratos, como o pão; entre as folhas das saladas; ou no formato de omelete, é um dos queridinhos dos brasileiros. Em especial o ovo cozido, feito em panelas comuns, imerso na água fervente. Entretanto, uma forma nova de cozinhá-lo tem dispensado o uso do fogão.

A técnica chinesa consiste em cozinhar o ovo em panelas elétricas de arroz, com a promessa de deixá-lo tão macio e cremoso quanto os ovos cozidos no fogo. Isso acontece por que o calor da panela e o vapor gerado cozinharão os ovos.

Em entrevista ao Metrópoles, a nutricionista e colunista Juliana Andrade descreveu passo a passo desse preparo para quem deseja testar em casa.

Confira:

Modo de preparo:

1. Coloque os ovos dentro da panela elétrica de arroz.
2. Adicione água até cobrir completamente os ovos.
3. Ligue a panela na função “cozinhar” e deixe por aproximadamente 10 a 12 minutos (para gema firme).
4. Após esse tempo, retire os ovos com uma colher e transfira para uma tigela com água gelada para interromper o cozimento.

Como a panela elétrica não é tão comum nas casas brasileiras, é possível substitui-la em uma adaptação dessa receita: ovos cozidos na air fryer.

Veja abaixo a orientação da receita indicada por Andrade:

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça a air fryer a 160°C por 3 minutos.
2. Coloque os ovos diretamente no cesto da air fryer.
3. Cozinhe a 160°C por 12 minutos para gema firme ou 9 a 10 minutos para gema mais cremosa.
4. Retire os ovos e mergulhe imediatamente em água gelada para facilitar a remoção da casca.

Entretanto, a técnica da air fryer pode não deixar a aparência externa do ovo muito atraente. A especialista descreve que, como não há água no processo, a casca pode ficar levemente manchada. “Mas o sabor e a textura permanecem ótimos”, assegura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.