A Terra já tem data prevista para desaparecer e é antes do que a ciência imaginava

Você sabia que a Terra já tem data prevista para desaparecer? A vida neste planeta, assim como tudo no universo, tem uma data de validade. Sendo assim, os pesquisadores da Nasa calcularam uma estimativa para o fim da vida na Terra. O resultado vai te deixar intrigado.

Terra em meio a estrelas do céu

A Terra já tem data prevista para desaparecer; saiba quando – Foto: Canva/ND

A boa notícia é que ainda há muito tempo até esse evento extremo. Tudo ocorrerá dentro de bilhões de anos, quando o Sol entrar em um estágio avançado de sua evolução, tornando-se uma gigante vermelha.

Esse processo resultará na destruição da atmosfera terrestre e na evaporação dos oceanos, tornando a Terra impossível de habitar.

Segundo os pesquisadores da agência espacial, cientistas investigam formas de preservar a vida humana em outros planetas.

Entre eles, Marte desponta como um dos principais candidatos para futuras colônias, devido a suas semelhanças com a Terra e à possibilidade de adaptação para sustentar a vida.

Terra já tem data prevista para desaparecer?

Terra com fundo brilhante

A evolução estelar do Sol, dentro de aproximadamente 5 bilhões de anos – Foto: Canva/ND

Devido a evolução estelar do Sol, dentro de aproximadamente 5 bilhões de anos, seu combustível se esgotará e começará a se expandir, tornando-se uma gigante vermelha.

Isso ocorre porque a grande bola de fogo segue um ciclo bem documentado pela astrofísica. Atualmente, ele está na sequência principal, convertendo hidrogênio em por meio da fusão nuclear.

O esgotamento do combustível solar provocará um aumento drástico de sua temperatura e diâmetro, engolfando os planetas internos, incluindo Mercúrio e Vênus, e potencialmente atingindo a órbita terrestre.

Sol explodindo

O Sol se tornará uma grande bola vermelha e com isso a Terra já tem data prevista para desaparecer – Foto: Canva/ND

Pesquisadores, como os do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), dos Estados Unidos, estudam os impactos do fato que a Terra já tem data prevista para desaparecer.

Um estudo publicado na Annual Review of Earth and Planetary Sciences destaca que a intensificação da radiação solar alterará a química atmosférica, reduzindo os níveis de oxigênio e tornando a sobrevivência impossível.

O fim da vida na Terra

A Terra já tem data prevista para desaparecer, mas segundo modelos matemáticos e simulações computacionais, a NASA acredita que a Terra deve se tornar inabitável antes de ser completamente destruída pelo Sol.

As mudanças na radiação solar e as consequentes transformações na atmosfera e nos oceanos impossibilitarão qualquer forma de vida.

No entanto, cientistas reforçam que avanços tecnológicos podem oferecer soluções para adiar esse cenário. Entre as possibilidades estão métodos inovadores para gerar oxigênio em ambientes fechados e tecnologias de terraformação, que poderiam tornar outros planetas adequados para a vida humana.

A exploração espacial como alternativa

Terra brilhando

Com o avanço das pesquisas espaciais, missões como a Artemis, da NASA, e iniciativas privadas, como as da SpaceX, buscam desenvolver tecnologias para colonizar outros planetas – Foto: Canva/ND

Além de Marte, luas de Júpiter e Saturno, como Europa e Titã, também são alvos de estudos para futuras explorações.

A Terra já tem data prevista para desaparecer, mas isso está distante. A exploração espacial não é apenas uma questão de curiosidade científica, mas uma estratégia para garantir o futuro da humanidade no universo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.