Banco Central divulga novidades no Pix. Confira quais

O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (3/4), mais detalhes sobre as novas funcionalidades do Pix, sistema de pagamentos contínuo e em tempo real, em vigor desde 2020.

As novidades foram adiantadas pelo presidente BC, Gabriel Galípolo, durante evento em comemoração aos 60 anos do Banco Central, que contou com a participação de ex-presidentes, integrantes da diretoria, autoridades, servidores e convidados.

Confira as novidades no Pix

Pix Parcelado

De acordo com o BC, essa nova funcionalidade do Pix deverá estar disponível a partir de setembro. Por meio do Pix Parcelado, será possível que o usuário pagador parcele uma transação via Pix, enquanto o recebedor terá acesso a todo o valor instantaneamente.

Em nota, a autoridade monetária explicou que a funcionalidade “tem potencial para estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, ao favorecer quem não tem acesso a esse tipo de operação”.

O Pix Parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.

6 imagens

Pix

Banco Central anuncia mudanças no funcionamento do Pix no celular
1 de 6

Reprodução/Banco Central

2 de 6

Pix

Reprodução

3 de 6

Banco Central anuncia mudanças no funcionamento do Pix no celular

Luh Fiuza/Metrópoles @Luhfiuzafotografia

4 de 6

Luh Fiuza/Metrópoles @Luhfiuzafotografia

5 de 6

6 de 6

Luh Fiuza/Metrópoles @Luhfiuzafotografia

Pix em garantia

O Pix em garantia permitirá que o dinheiro a receber via Pix seja usado como garantia em operações de crédito. Segundo o BC, o objetivo é baratear o crédito ofertado para as empresas, principalmente para aquelas cujo uso do Pix é mais relevante.

A nova funcionalidade é destinada para estabelecimentos comerciais e empresas. Essa modalidade ainda está em desenvolvimento e o BC espera que o Pix em garantia esteja disponível apenas em 2026 “por ser uma infraestrutura mais complexa”.

Vale destacar que não haverá nenhuma mudança na forma como as pessoas físicas utilizam o Pix.

Autoatendimento do MED

O Banco Central também pretende criar um canal para rastrear recursos desviados indevidamente. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) será aplicável apenas em casos de fraudes, golpes e crimes.

Essa funcionalidade promete que o usuário poderá contestar transações Pix de forma simples e intuitiva por meio do aplicativo dos bancos, de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.

Os bancos devem disponibilizar a funcionalidade a partir de 1º de outubro.

O MED pode ser usado para desacordos comerciais, casos envolvendo terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).

Com essa funcionalidade, o usuário é capaz de consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados.

“A medida foi feita para acelerar o processo de solicitação de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima”, destacou o BC.

Comprovantes

Desde terça-feira (1º/4), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e ícone do tipo calendar clock. Os comprovantes de pagamentos concluídos terão o ícone do tipo check. Essa é uma obrigação para todos os bancos.

“Essa possibilidade foi implementada para combater o golpe do falso comprovante e facilitar para o recebedor a identificação de que uma transação foi, de fato, concluída”, afirmou o banco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.