Coluna da sexta: foco em 2026

Foto: Jarbas Araújo

Depois de sair das urnas com o maior número de prefeitos nas eleições municipais de 2024, o PSDB de Pernambuco foi esvaziado após uma intervenção do diretório nacional na última quarta (2). Além do antigo presidente, Fred Loyo, da vice-governadora, Priscila Krause, todos os 32 gestores comunicaram desfiliação.

O partido foi entregue ao presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, que tem pela frente o desafio de reorganizar o PSDB com o que sobrou, além de atrair novos quadros. A meta é ampliar a bancada na Assembleia e formar uma chapa competitiva que possa eleger nomes para a Câmara Federal – principal demanda do partido.

Em paralelo à atribuição de presidir a Casa de Joaquim Nabuco, Álvaro Porto vai precisar ter bastante habilidade para garimpar novas lideranças. A desfiliação dos prefeitos tem um peso muito menor, já que a eleição municipal passou e agora o foco é em 2026, oportunidade para que a legenda que se enfraqueceu nos últimos anos possa renascer nacionalmente. 

Crédito – Ao que parece, o Palácio não deve ter facilidade para alcançar a aprovação do novo pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão. Na CCLJ, o relator é o deputado Waldemar Borges (PSB), que quer saber como os recursos serão aplicados e como a linha de crédito será paga. Se as informações não forem repassadas, corre o risco de o relatório não ser favorável.

Anfitrião – O prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos), recebeu a governadora Raquel Lyra (PSD) em Arcoverde, ontem (3), para a entrega da requalificação da PE-220. Ao lado do vice-prefeito, Siqueirinha (Republicanos), o gestor celebrou o investimento que beneficia mais de 77 mil habitantes da região.

Futebol – O deputado federal Lula da Fonte (PP), usou o microfone da Câmara para registrar o resultado da final do Campeonato Pernambucano e aproveitou para criticar a péssima gestão do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro de Carvalho, que chegou a incitar violência entre torcedores. Lula defendeu que haja uma intervenção na FPF.

Reacomodação – Deposto da função de diretor-presidente da Arena de Pernambuco, Marcos Nunes, foi nomeado enquanto gerente geral de Esportes Escolares da Secretaria de Educação. O Blog Cenário trouxe com exclusividade sua saída do antigo posto, para dar espaço a ex-vereadora Michele Collins, indicada pelo PP para o cargo. 

Correligionário – Ao lado de outras lideranças do União Brasil, o deputado Mendonça Filho (UB) prestigiou uma série de homenagens concedida ontem (3) ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB). O parlamentar ainda defendeu uma candidatura do gestor goiano à Presidência da República, alegando que ele possui credenciais para disputar o cargo.

O post Coluna da sexta: foco em 2026 apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.